segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

CENÁRIOS DO RIO DE JANEIRO EXPOSTOS NA BIBLIOTECA NACIONAL GANHAM CATÁLOGO


Criada para as ações culturais da Rio +20, a exposição Rio Cidade-Paisagem retrata um Rio de Janeiro desconhecido de muito cariocas

A Fundação Biblioteca Nacional (FBN/MinC) realizaou o lançamento do catálogo Rio Cidade-Paisagem.  A exposição, que homenageia o Rio de Janeiro a partir do acervo da FBN, conta com cerca de 120 peças que mostram suas paisagens e as transformações ocorridas na cidade ao longo dos séculos. A cerimônia de lançamento acontece no Espaço Cultural Eliseu Visconti às 17h, com debate sobre a exposição com os curadores Sérgio Besserman Viana e Joaquim Marçal e a participação da superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Rio de Janeiro, Cristina Lodi.

Joaquim Marçal, historiador e pesquisador da Divisão de Iconografia da BN, e Besserman, economista e presidente do Grupo de Trabalho da Prefeitura para a Rio+20, debaterão sobre a exposição tendo como pano de fundo debates sobre sustentabilidade e preservação do meio ambiente que envolve a cidade no momento. Cristina Lodi participa do debate compartilhando seus conhecimentos em arquitetura e urbanismo.

O catálogo é o espelho da mostra e apresenta mais informações sobre as peças em exposição. O público poderá saber um pouco mais sobre os livros, fotografias antigas, revistas, manuscritos, partituras, mapas históricos, antigos planos urbanísticos, plantas de fortalezas, projetos viários nunca reali­zados e várias peças que compõe o acervo da Biblioteca. A exposição Rio Cidade-Paisagem, que teve também como curadora a historiadora Ana Luiza Nobre, encerra neste domingo, 16/12.


Lançamento do Catálogo Rio Cidade Paisagem

Local: Espaço Cultural Eliseu Visconti. (Rua México, s/nº - Centro – Rio de Janeiro – RJ), acesso pelos jardins da Biblioteca Nacional.


Exposição Rio cidade-paisagem
Até 16 de dezembro
Local e horários - Espaço Cultural Eliseu Visconti (Rua México, s/nº - Centro – Rio de Janeiro – RJ), acesso pelos jardins da Biblioteca Nacional.
Terças a sextas, das 10h às 18h
Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h
Entrada franca.

Nenhum comentário: