quarta-feira, 28 de novembro de 2012

O AMOR DAS MULHERES DO SERTÃO ENCENADO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA


AMOR E PRECONCEITO SOBEM AO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA

“Agreste Malvarosa” aborda a homossexualidade e a homofobia na cultura nordestina


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, na próxima sexta-feira (30) até domingo (2), o espetáculo “Agreste Malvarosa”, uma fábula sobre a ignorância, o preconceito e o amor incondicional. Escrita por Newton Moreno e dirigido por Ana Teixeira e Stephane Brodt, a peça deseja propor, ao público, um diálogo com questões fundamentais de nossa época, abordando a homossexualidade e a homofobia, e levando ao público emoção e reflexão.

A história começa com um flerte no meio da cerca, no qual um casal de lavradores, no sertão, descobre o amor. Porém, depois de 22 anos, durante o velório do marido, descobrem que o “marido” é uma mulher, gerando levantes de repulsa e homofobia. Poderia ser mais uma história de amor, não fosse a crueldade despertada pela descoberta reveladora.

O autor construiu o texto partindo de sua pesquisa sobre orientação sexual de mulheres lavradoras do interior de Pernambuco, mulheres que desconheciam seu corpo e sua sexualidade. “Agreste Malvarosa” recorre a um dos elementos do imaginário sertanejo: a figura da mulher que se traveste de homem, e aborda a reflexão sobre até onde essas mulheres tinham consciência de seus corpos, de suas cascas e de sua transgressão.

Em cena, duas atrizes narram e representam as personagens desta história, montando e desmontando a cena com o mesmo domínio que assumem a passagem narrador-personagem / personagem-narrador. As atrizes criam a ambiência do espetáculo e introduzem o sertão assim como fazem os repentistas, gerando uma aproximação entre público e plateia, com a atmosfera da “contação” de histórias.

O espetáculo, por intermédio da relação de amor inusitada entre duas pessoas, pretende criar uma esfera de magia, onde o aspecto lúdico convidará os espectadores a participar daquele universo, rompendo preconceitos, distinções e ideias sobre a realidade.

Ficha Técnica:
Autor: Newton Moreno
Direção: Ana Teixeira e Stephane Brodt
Elenco: Millene Ramalho e Rosana Barros
Música: Beto Lemos
Duração: 60 minutos

Serviço:
Teatro: Agreste Malvarosa
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 30 de novembro a 2 de dezembro de 2012 (sexta-feira a domingo)
Hora: sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)

Nenhum comentário: