quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CAIXA CULTURAL APRESENTA QUADRINHO INÉDITO NO CENA HQ BRASIL

CAIXA CULTURAL APRESENTA QUADRINHO INÉDITO NO CENA HQ BRASIL

“Folheteen – Direto ao Ponto”, de José Aguiar, é a atração do projeto em novembro

Para encerrar a temporada 2012 do projeto Cena HQ Brasil, a CAIXA Cultural traz aos palcos no dia 14 de novembro a leitura da obra inédita “Folheteen – Direto ao Ponto”, do quadrinhista José Aguiar. Esta última sessão tem uma novidade: a obra ainda não foi publicada. Autor, encenador e plateia terão a oportunidade de discutir a partir de um texto inédito. A direção de cena para a leitura é de Andrei Moscheto, diretor da companhia Antropofocus. A leitura, como de praxe no Cena HQ Brasil, será seguida de um debate.

“Folheteen – Direto ao Ponto” conta com muita ironia da dificuldade da adolescente Malu em equilibrar seus dilemas familiares com o fato de que está desempregada. É uma história sobre causa, efeito, ação, reação e um bocado de ruído na comunicação entre pessoas que não conseguem ir direto ao ponto e resolver suas vidas. O livro será lançado em 2013, entretanto não é o primeiro livro protagonizado por Malu. A personagem surgiu em 2001, em tirinhas publicadas diariamente em jornais curitibanos. Em 2007 chegou às livrarias e comic shops do Brasil, num livro com uma história longa e inédita. Este ano, foi lançada a primeira antologia dessas tiras: “Folheteen - Tiras pra Todo Lado”.

“Ao optar por levar ao palco um trabalho ainda em andamento abre-se caminho para uma nova experiência entre artista e público. Como o processo criativo de uma graphic novel é extenso e orgânico, a possibilidade de medir a reação da plateia e dialogar com ela a respeito pode vir até mesmo a influenciar o resultado final desse projeto. Justamente por se tratar de um experimento preferi realizar esse “teste de audiência” com uma obra de minha autoria. O que me é muito estimulante, pois não costumamos ver um autor de HQs abrir seu processo criativo a esse tipo de colaboração pública.” – afirma Aguiar, idealizador do projeto ao lado de Paulo Biscaia, diretor da companhia de teatro Vigor Mortis.

Cena HQ

Com patrocínio da CAIXA, durante 2012 o projeto Cena HQ Brasil trouxe ao Teatro da Caixa leituras mensais de 9 graphic novels dos mais instigantes autores nacionais. Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros entre quadrinhos e cena deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil.

Em março o projeto teve sua abertura com “Vigor Mortis Comics”, dirigida por Dimis Sores da Cia. Bife Seco. Em abril, foi a vez da premiada “Achados e Perdidos”, dos mineiros Luis Felipe Garrocho e Eduardo Damasceno, com direção de Nina Rosa. Em maio, “Yuri - Quarta Feira De Cinzas”, de Daniel Og recebeu leitura com a encenação de Paulo Biscaia Filho. No mês de junho, Lourenço Mutarelli apresentou seu detetive Diomedes. Em julho, o escritor Daniel Galera trouxe sua incursão nos quadrinhos, “Cachalote”. Em agosto veio “Yeshuah – Assim em Cima Assim em Baixo”, de Laudo Ferreira Júnior, com direção de Marcio Mattana. Em setembro, foi a vez de “Copacabana”, de Lobo e Odyr com direção de Paulo Rosa e em outubro “Morro de Favela”, de André Diniz foi a penúltima leitura do Cena HQ Brasil, com direção de Edson Bueno.

Serviço:
Literatura: Cena HQ Brasil
Local: CAIXA Cultural Curitiba – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 14 de novembro de 2012 (quarta-feira)
Hora: 20h
Ingressos: Um livro não didático ou um livro de quadrinhos
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira, das 12h às 20h, sábado, das 16h às 20h e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos
Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)
 

Nenhum comentário: