quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Projeto idealizado por Darcy Ribeiro distribuirá 2,7 milhões de livros



Fundação Biblioteca Nacional vai viabilizar a distribuição de livros para as bibliotecas públicas cadastradas no SNBP. Em três anos serão distribuídos 900 mil livros às bibliotecas brasileiras.


Nesta quinta-feira, dia 25 de outubro, a Biblioteca Nacional abre as portas do Auditório Machado de Assis para a realização do sonho do professor, antropólogo, educador e escritor, imortal da Academia Brasileira de Letras: Darcy Ribeiro. É o lançamento da Coleção Biblioteca Básica Brasileira – BBB, que chega para homenagear os 90 anos de nascimento desse mineiro de Montes Claros.E como imaginou o seu idealizador, essa coleção será destinada às bibliotecas públicas brasileiras.

Darcy Ribeiro planejou a Coleção Biblioteca Básica Brasileira na década de 60, quando era Reitor da Universidade de Brasília, para proporcionar à sociedade um conhecimento mais profundo de sua história e cultura. E agora o seu projeto está sendo concretizado pela Fundação Biblioteca Nacional (FBN), pela Fundação Darcy Ribeiro e pela Editora UnB.

O livro América Latina: A Pátria Grande, escrito por Darcy Ribeiro, terá um relançamento especial para marcar o inicio do projeto e homenagear o seu autor. Ele abre a série dessa primeira coleção que contará com nomes como Rui Barbosa, Euclides da Cunha e Machado de Assis, entre outros. Serão levados em conta temas definidos pelo próprio Darcy Ribeiro: O Brasil e os Brasileiros, Os Cronistas da Edificação, Cultura Popular e Cultura Erudita, Estudos Brasileiros e A Criação Literária.

Ao todo a Coleção Biblioteca Básica Brasileira contará com 150 títulos, divididos em três partes com 50 obras em cada. A previsão é que a cada bimestre, a partir de janeiro de 2013, 10 novos títulos cheguem às prateleiras das bibliotecas públicas brasileiras ao longo dos próximos 3 anos, com o auxílio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas, da Fundação Biblioteca Nacional (SNBP/FBN). Essa é a primeira das quatro fases do projeto.

A segunda fase é a criação do site Cultive um Livro, no qual qualquer usuário poderá se cadastrar e escolher um dos 50 títulos da lista inicial da BBB e sugerir seu envio gratuito a uma escola, ponto de cultura ou pessoa física cadastrados no site. Serão 9 mil coleções, distribuindo um total de 450 mil exemplares. Outras 1.800 coleções, somando 90 mil exemplares, serão destinadas aos patrocinadores e Ministério da Cultura, totalizando 540 mil livros distribuídos nesta fase. Na fase seguinte, o SNBP e o site Cultive um Livro publicarão e distribuirão 50 obras de direito protegido [não estão em domínio público], num total de 15 mil coleções. Outras 3 mil coleções serão destinadas aos patrocinadores e Ministério da Cultura, somando 18 mil coleções, totalizando 900 mil livros. Na quarta e última fase, serão publicadas e distribuídas 50 obras de direito protegido por meio do SNBP e do site Cultive um Livro, perfazendo mais 15 mil coleções. Outras 3.000 coleções serão destinadas aos patrocinadores e Ministério da Cultura, completando 18 mil coleções, totalizando 900 mil livros.

Nas quatro fases do projeto serão publicados e distribuídos gratuitamente 2.700.000 exemplares (54 mil coleções). Sendo 900 mil livros (18 mil coleções) distribuídos para as bibliotecas cadastradas no SNBP e outros 1.260.000 livros (25 mil e 200 coleções) pelo Site Cultive um Livro. 270 mil exemplares (5.400 coleções) serão destinados ao Ministério da Cultura e 270 mil exemplares (5.400 coleções) para os patrocinadores.

Darcy nasceu em Montes Claros (MG), em 26 de outubro de 1922, e faleceu em Brasília, DF, em 17 de fevereiro de 1997.

Nenhum comentário: