sábado, 27 de outubro de 2012

Inscrições abertas para projeto “Esculturas Andantes”, na Virada




Quem quiser participar do projeto “Esculturas Andantes”, na Virada Cultural, nos dias 10 e 11 de novembro, tem até o dia 5 de novembro para se inscrever. O projeto, que acontecerá no Centro de Criatividade de Curitiba, tem o corpo como suporte e dá ênfase à inovação visual, técnica ou performática conseguida pela integração entre design, arquitetura, engenharia e arte. Os trabalhos serão produzidos durante a Virada, permitindo ao público assistir aos diversos processos de desenvolvimento artístico das esculturas confeccionadas com materiais recicláveis.

Uma parceira entre o Clube de Criação do Paraná e a Fundação Cultural de Curitiba, o projeto é aberto à participação de estudantes e profissionais das mais diversas linguagens que devem se organizar em equipe de 3 a 6 pessoas. As inscrições podem ser feitas no site: ccpr.org.br. O número máximo de equipes é doze.  O início da confecção das peças será no dia 9 de novembro, às 19h, com apresentação dos parceiros, equipes inscritas e orientadores, que poderão ser voluntários interessados no projeto.

Ainda no dia 9, as equipes fazem o reconhecimento do espaço e materiais disponíveis. Elas devem providenciar o material complementar necessário para execução do trabalho. A ocupação dos ambientes é definida por sorteio, assim como a ordem do desfile final com manequins, que acontece no dia 11, às 16h. Após o desfile, as obras ficam expostas no Centro de Criatividade, durante uma semana.

Esculturas no corpo e cabelo

Simultaneamente ao evento, estão agendadas duas oficinas: uma de cabelo como escultura, com Ivaldo Lima, e outra de maquiagem de corpo, com Grisiela Ribeiro. Algumas fotos de Vanessa Becker, sobre os trabalhos dos dois artistas, feitas para o livro Contraste, estarão expostas no Centro de Criatividade, durante a Virada Cultural. 

A produção do livro foi bastante demorada e trabalhosa. Os cabelos são todos verdadeiras esculturas. A pintura da pele foi feita com Air Brush (pincel de ar). A técnica utiliza uma pequena pistola com um reservatório para a tinta ligada a um compressor de ar através de uma mangueira, pulverizando a tinta numa superfície de forma homogênea e criando efeitos esfumados. Como é um equipamento de precisão e agilidade, garante à maquiagem uma perfeição e aparência natural. Nos Estados Unidos, o Air Brush foi utilizado no cinema para criar efeitos especiais e para embelezar atores, atrizes e modelos.

As modelos tiveram a pele pintada na cor preta numa intenção de contrastar, transformar a realidade em arte. O trabalho incluiu muita pesquisa e dedicação de toda a equipe. Cada sessão de foto levou pelo menos um dia. As mesmas técnicas registradas nas fotos da exposição será aprendida nas oficinas

As inscrições também são feitas pelo site ccpr.org.br, até o dia 5 de novembro. Cada oficina tem cinco vagas. Os alunos poderão acompanhar o trabalho de Ivaldo e Grisiela em cinco manequins que, em seguida, também participam do desfile final.

“Alguns manequins vão desfilar com obras nos cabelos, rostos e corpos. Outross vão vestir as peças  confeccionadas, com material reciclável, pelas equipes inscritas. Verdadeiras esculturas andantes, transcendendo os limites, rompendo barreiras, trazendo ainda mais arte para o corpo que em si já é naturalmente arte”, afirma a diretora de Ação Cultural Janine Malanski.





Serviço:

Inscrições para o projeto Esculturas Andantes

Inscrições para oficinas com Ivaldo Lima e Grisiela Ribeiro

Data: até 5 de novembro (pelo site ccpr.org.br)

Valor: gratuito


Nenhum comentário: