domingo, 30 de setembro de 2012

Jacques Lacan, passado presente Título Original: Jacques Lcan. passé présent de Alain Badiou, Élisabeth Roudinesco

Jacques Lacan, passado presente

Título Original:     Jacques Lcan. passé présent

de Alain Badiou, Élisabeth Roudinesco

Tradutor:     Jorge Bastos

Páginas:     96
Formato:     14 x 21 cm


Leitura fundamental para conhecer um dos homens mais influentes do século XX e os tentáculos de seu pensamento, que ainda hoje permeiam a sociedade, Jacques Lacan, passado presente, de Alain Badiou e Élisabeth Roudinesco, é uma conversa inteligente e ágil marcada por duas diferentes visões que se complementam e pintam um retrato fascinante deste que é considerado um dos homens mais importantes da psicanálise.

A primeira parte desse diálogo é dedicada aos encontros dos dois autores com Lacan. Primeiro um encontro social e, depois, um encontro com suas ideias, suas posições políticas, sua relação com a filosofia e o controle que ele exerceu sobre o mundo intelectual dos anos 1960 e 1970.

Na segunda parte do livro, os autores dialogam sobre a obra de Lacan: o que ela foi, o que resta dela e, sobretudo, o que ela pode propor à sociedade para o futuro, ajudando todos a enfrentar a angústia gerada pela crise e a lutar contra as tentações obscurantistas.

Quaisquer que sejam os pontos de desacordo entre Badiou e Roudinesco, os dois concordam em dois aspectos fundamentais: a importância do pensamento lacaniano nos dias atuais e as qualidades vanguardistas do psicanalista, que, no fim de sua vida, afirma Élisabeth, anunciou o aparecimento de flagelos atuais, como o racismo, o individualismo furioso e a demagogia de massa.


A CRITICA
“Queremos crer, aqui e agora, que, para além da angústia mortífera, sob a qual se obstina a se autoproclamar nossa sociedade em crise, uma representação do futuro torna possível nova esperança.” - Alain Badiou e Élisabeth Roudinesco


Alain Badiou nasceu em Rabat numa época em que o Marrocos se encontrava sob dominação francesa. É filósofo e escritor. Discípulo de Louis Althusser, Jean-Paul Sartre e do próprio Jacques Lacan, foi membro fundador do Partido Socialista Unificado, em 1960.

Élisabeth Roudinesco nasceu em Paris e é historiadora e psicanalista. Foi aluna de Letras, com especialização em linguística. No mestrado, foi orientada por Tzvetan Todorov. Atualmente, é colunista do Le Monde.



Jacques Lacan parte 1/7 Grandes Pensadores Encuentro completo






um lançamento da




Nenhum comentário: