sexta-feira, 21 de setembro de 2012

1º/11 ESTREIA PELO CANO NO ESPAÇO PARLAPATÕES

Grupo Las Ventanas apresenta

PELO CANO

As relações das palhaças Emily e Manela,

interpretadas pelas atrizes Vera Abbud e Paola Musatti,

 com  objetos que escapam de suas funções

traçam o caminho deste espetáculo não linear



1

Estreia dia 1º de novembro, quinta-feira, no Espaço Parlapatões



O espetáculo Pelo Cano estreia no dia 1º de novembro, às 21h, no Espaço Parlapatões, com sessões às quintas e sextas feiras. Depois de uma pausa no final do ano, o espetáculo  retorna  em cartaz em 17 de janeiro de 2013.



A criação e direção são  assinadas pelo grupo Las Ventanas. Em cena,  as palhaças Manela e Emily, interpretação das atrizes Paola Musatti e Vera Abud,  contracenam com  dois canos, um sifão de pia, um tubo cirúrgico, alguns rolos de fita crepe e uma nota de cem reais, que  escapam de suas funções cotidianas e utilitárias e acabam por interferir na relação entre as duas palhaças em cena, levando a uma realidade cotidiana mais insólita e sensível.



2



Acrescenta-se aos objetos a presença da música tocada e cantada ao vivo pelas próprias palhaças. Com violão, flauta, voz e violino Manela e Emily criam um equilibrado contra-ponto às situações silenciosas, compondo musicalmente - e cenicamente - um espetáculo sutil e coeso, onde as emoções se manifestam por diversos registros. 



Pelo Cano surgiu de um número de 15 minutos criado em 2005 pelas atrizes Paola Musatti e Vera Abbud. O número foi  premiado em vários Festivais, entre eles: o  Festival de Cenas Curtas do Grupo Galpão - MG; o Festival de Cenas Breves - PR; e o Festival de Cenas Cômicas dos Parlapatões – SP. A partir daí as atrizes  ampliaram seus desejos artísticos e transformaram o número embrionário em um espetáculo de 60 minutos.



Assim como no número original, a dramaturgia do espetáculo não parte de um texto fixo. O fio condutor do espetáculo se desenvolve a partir da expansão de uma pequena situação que, por sua vez, incorpora novas situações, novas histórias, novas relações, novos quadros que, associados entre si, compõem o universo poético das duas personagens.



Serviço:

Pelo Cano

Criação, direção: Las Ventanas

Com: Paola Musatti e Vera Abbud

Estreia dia 1º de novembro

Temporada 2012: de 01º de novembro 11 a 14 de dezembro

Temporada 2013: de 17 de janeiro a 1º de fevereiro

Sessões às quintas e sextas-feiras, às 21h

Duração: 60 min.

Censura: 12 anos

Ingressos: R$ 20,00 / R$ 10,00 meia entrada

Local: Espaço Parlapatões

Praça Franklin Roosevelt, 158

Tel: (11) 3258 4449

Bilheteria do teatro: de terça a domingo, das 16h às 22h

Aceita cartões visa/Master e American Express

Vendas pela internet: www.ingressorapido.com.br

(11) 4003.1212





Ficha técnica:

Criação, direção e atuação: Paola Musatti e Vera Abbud

Supervisão artística: Fernando Sampaio

Manipulação de objetos: Edu Amos

Cenário: Marisa Bentivegna

Cenotenia: Ono Zone estúdio

Figurino: Daniel Infantini, Paola Musatti e Vera Abbud

Iluminação: Marisa Bentivegna

Técnico de luz: Aline Barros

Técnico de palco: Tiago Machado

Projeto Gráfico: Ana Muriel

Produção e Administração: Touché Cultural- Ana Barros & Ludmilla Picosque



Sobre as atrizes



Paola Musatti

Manela



Formou-se na EAD- Escola de Arte Dramática – ECA/USP em 1997 e nas Artes Circenses no Circo Escola Picadeiro com o grupo Acrobático Fratelli.

Foi fundadora da Cia. Cênica Nau de Ícaros em 1992, com a qual trabalhou por quatro anos como palhaça. Trabalhou com diversos artistas, diretores e grupos, como: Parlapatões, Pia Fraus, XPTO, Circo Zanni e Guto Lacaz.

Estudou a arte da palhaçaria com Leris Colombaioni, Avner Eisenberg, Ricardo Puccetti, Denise Namura entre outros.

Desde 1997 integra o grupo Doutores da Alegria, levando a arte do palhaço a crianças hospitalizadas.

Foi campeã no Mundial de Match de Improvisação realizado em Bogotá (Colômbia), em 2008.

Atualmente dá aulas de Palhaço no Quintal de Criação. Apresenta o espetáculo de palhaças "Pelo Cano", ao lado de Vera Abbud, tendo conquistado vários prêmios em diversos festivais, e nos espetáculos "Jogando no Quintal – Jogo de Improvisação de Palhaços" e "O Mágico de Nós – uma fábula Improvisada", todos da Cia. do Quintal.



Vera Abbud

Emily



Trabalhou na Troupe de Atmosfera Nômade por cinco anos, sob direção geral de Cristiane Paoli Quito, encenando "Uma Rapsódia de Personagens Extravagantes", "O Rei de Copas", entre outros.

Integra a Cia. As Graças desde 1995, com a qual realizou doze montagens e foi contemplada por cinco vezes com a Lei Municipal de Fomento ao Teatro Para A Cidade de São Paulo, com o Projeto Circular Teatro.

Foi a primeira palhaça brasileira a integrar ao lado de Wellington Nogueira o grupo Doutores da Alegria, onde trabalha desde 1993.

Trabalhou no grupo Le Rire Medicin em Paris em 2005/2006.

Ao lado de Paola Musatti apresenta o espetáculo de palhaças "Pelo Cano", tendo conquistado vários prêmios em diversos festivais.

Dá aulas de Palhaço no Quintal de Criação e é palhaça-atleta do "Jogando no Quintal – Jogo de Improvisação de Palhaços."

Nenhum comentário: