sábado, 11 de agosto de 2012

O Festival de Nanda Maharaja

Em ocasião do Nandotsava, comemorado este ano no dia 10 de agosto.

O Festival de Nanda Maharaja





Palestra realizada em Hamburg, em 5 de setembro de 1973,

por Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada



Hoje é Nandotsava, uma ocasião muito fortunosa, porque, após o nascimento de Krsna, Maharaja Nanda, Seu pai, celebrou um utsava, uma cerimônia, e este dia se chama Nandotsava. Falarei um pouco sobre o Nandotsava. Nanda Maharaja era um pouco idoso quando Krsna nasceu, e alguns de seus amigos foram congratulá-lo: “Meu querido amigo, obtiveste um filho em tua idade avançada”, e Nanda Maharaja disse entre os amigos: “Como podem dizer que sou idoso? Um homem idoso não pode gerar um filho, logo sou jovem”. Estas descrições estão presentes no Srimad-Bhagavatam. Vrndavana é, como vocês devem saber, uma grande vila, e Nanda Maharaja é o líder da mesma, em virtude do que todos foram congratular a criança. Tal evento, como eu disse, chama-se Nandotsava.



Em conexão a isso, um brahmana falou um excelente verso: srutim apare smrtim itare bharatam anye bhajantu bhava-bhitah (Padyavali 126). Existem diferentes tipos de obras védicas: sruti, smrti, Mahabharata, Vedanta, mas o brahmana diz: “Que outros leiam o sruti, o Vedanta-sutra, os Upanisads e tantas outras obras védicas existentes. Que outro leiam tais composições, mas, no que diz respeito a mim, eu simplesmente vim para cá”. Aham iha nandam vande (idem): “Eu vim para cá a fim de adorar Nanda Maharaja”. Por que você deixou tudo e veio adorar Nanda Maharaja? Yasyalinde param brahma: “Eu o fiz porque, no pátio dele, a Suprema Personalidade de Deus está engatinhando. As pessoas estão buscando o que é Deus, e Deus está engatinhando no pátio dele. Diante disso, não encontro ninguém mais grandioso do que Nanda Maharaja, em razão do que ofereço meus respeitos a Nanda Maharaja”.



Este é o sentimento de um devoto. Em geral, aqueles que são seguidores do processo especulativo, ou jnana-marga, chegam, por fim, à compreensão de que são unos com a Suprema Verdade Absoluta: aham brahmasmi (Brhad-aranyaka Upanisad 1.4.10). O serviço devocional, não obstante, é tão excelente que o devoto não fica satisfeito em sentir-se uno com o Supremo, senão que, mediante o seu serviço, ele se torna maior do que o Supremo. Nanda Maharaja, por exemplo, não está ansioso por tornar-se uno com Deus, senão que ele se submeteu a tão grandes penitências que ele se tornou o pai de Deus. O devoto é tão grandioso que lhe é possível conseguir ter o Senhor Supremo como seu filho. É claro que isto se trata de uma ciência de conhecimento espiritual muito sutil para se entender.



De todo modo, hoje celebramos o Nanda-mahotsava. No Bhagavad-gita (4.6), é dito, ajo ’pi sann avyayatma bhutanam isvaro ’pi san: Embora Deus seja não nascido e seja o Supremo; Ele, por amor, aceita um de Seus devotos como Seu pai e advém como seu filho. Então, hoje é o excelente dia no qual Krsna apareceu. O Senhor Supremo apareceu como o filho de Nanda Maharaja.

Nenhum comentário: