segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Lis no Peito - Um livro que Pede Perdão

Lis no Peito - Um livro que Pede Perdão     

de Jorge Miguel Marinho

    16x23 cm
    120 páginas

O LIVRO
  
      Este livro fala de amor entre jovens, da felicidade de adiar um primeiro beijo tendo a certeza de que ele vai acontecer, de delicadezas e violências que são tão presentes no mundo de quem quer se descobrir.

Há um crime, imperdoável talvez, e o possível criminoso pede para um escritor amigo escrever a sua história porque ele mesmo não consegue entender se é culpado ou não. Precisa de outros olhos para ser condenado ou absolvido, sobretudo para continuar a viver.

É aí que o leitor entra e, mesmo em silêncio, se vê responsável e seduzido para dar o seu veredicto final.

Em síntese, este livro quer trazer o leitor para dentro das suas páginas e provisoriamente com ele dar um fim à sua história num “encontro bom” entre a mão que escreve e os olhos de quem lê.

Clarice Lispector também está presente nessa trama e vai crescendo e atirando palavras dos seus livros como uma espécie de pista para que o escritor, os personagens e os leitores entrem com tudo na misteriosa e imperdível aventura de “existir” e julguem o “réu?” com aquela sensibilidade que é puríssima “revelação”. É por essas e por outras que este livro pede “perdão” e ela, a Clarice, parece dizer que toda história é “absolvida” pela simples leitura e este gesto é como alguém que dá a mão a outro alguém vivendo num instante “tudo o que se pode esperar de uma alegria.”

     O AUTOR
         
      Jorge Miguel cursou Letras e mestrado na USP, é professor de Literatura, coordenador de oficinas de criação literária, roteirista e ator. Pela Editora Biruta publicou os livros Uma História, Mais Outra e Mais Outra e Lis no Peito. Este último foi premiado em 2006 pela CBL com o Jabuti de melhor livro juvenil do ano e projeto gráfico, pela FNLIJ com o prêmio Orígenes Lessa de melhor livro juvenil do Ano 2006, e pela Biblioteca de Munique recebeu o Prêmio White Ravens 2006, e o Selo Altamente Recoméndavel da FNLIJ 2006. Publicou também pela Editora Biruta A Visitação do Amor, Na Curva das Emoções e A Maldição do Olhar em 2008.

PRÊMIOS

• Prêmio Jabuti/CBL – melhor livro juvenil do ano 2006, e projeto gráfico 2006.
• Prêmio Orígenes Lessa/ FNLIJ – melhor livro juvenil do ano 2006
• White Ravens – Biblioteca de Munique 2006
• Altamente Recomendável/ FNLIJ - 2006

   
          CONVERSA COM OS PROFESSORES

     

FAIXA ETÁRIA SUGERIDA:

O livro é adequado a adolescentes e jovens.

TEMAS RELATIVOS

• Educação para Valores: amizade/amor; tolerância, não-discriminação, comunicação não-violenta.

• Manejo de conflitos: conflitos que levam à mudança e conflitos que levam à violência.

• Desenvolvimento de Habilidades em Inteligências Intrapessoal e Interpessoal ou Inteligência Emocional (Howard Garner; Daniel Golemen).

• Clarice Lispector, vida e obra.

INTERDISCIPLINARIDADE: Filosofia e Psicologia

1-ATIVIDADES PREPARATÓRIAS

1.1- Esse livro tem tudo a ver com Clarice Lispector (1920-1977), escritora amada pelo autor Jorge Miguel Marinho. Com ele, Jorge lança ao mar uma fina rede de sedução, pescando novos leitores/amantes para a escritora nascida na Ucrânia e naturalizada brasileira. Daí, talvez a primeira aproximação ao Lis no Peito possa ser feita conversando com os alunos sobre Lispector. Mostre uma imagem da artista, e a imagem de uma flor de lis e pergunte: Alguém sabe em que campo da arte essa mulher se distinguiu?(Ou, traduzindo: o que ela era? Atriz, cantora, poeta, atriz, escritora?) O que essa flor tem a ver com a escritora? Alguém já leu alguma coisa dela? Alguém conhece uma ou mais pessoas que gostem de ler Clarice Lispector?

1.2- É bem possível que o nome Clarice Lispector seja desconhecido na turma. Nesse caso, você pode pedir que os jovens se dividam em 3 grupos, para uma pesquisa na biblioteca e/ou na Internet. O primeiro grupo irá descobrir dados da biografia dessa autora; o segundo irá fazer uma relação dos títulos dos livros de Clarice disponíveis na biblioteca da escola ou na biblioteca municipal mais próxima; e o terceiro irá ler as orelhas dos livros ou o índice para descobrir do que tratam os seguintes livros de Clarice: “A Via Crucis do Corpo”; “A paixão segundo GH”, “A Hora da Estrela”; “A descoberta do Mundo” e “A Legião Estrangeira”. Na próxima aula, cada equipe poderá fazer uma apresentação de 5 minutos para o resto da turma sobre seus achados.

1.3- Em seguida, peça aos alunos que leiam “Lis no peito - um livro que pede perdão” com as seguintes perguntas na cabeça: Qual foi o crime de Marco César? Você acha que ele merece perdão?Por quê?

2- ATIVIDADES INDIVIDUAIS E COOPERATIVAS DE LEITURA E EXPRESSÃO ORAL

2.1- Em duplas, peça que os alunos preencham o seguinte quadro:

PERSONAGENS PRINCIPAIS - CARACTERÍSTICAS FÍSICAS - CARACTERÍSTICAS PSICOLÓGICAS

2.2- Desenhe a mesma tabela acima, bem grande, na lousa ou quadro branco, e, à medida que as duplas forem se apresentando, vá preenchendo os quadros. É possível que alguns não identifiquem o autor como um dos personagens do livro. Discuta, com a classe, “o autor enquanto personagem”.

2.3- Pergunte aos alunos qual a diferença que eles percebem entre conflito e violência. Ouça as respostas. Discuta o fato de que o choque entre diferentes interesses, necessidades e formas de ver o mundo são conflitos que fazem parte da vida e não podem ser eliminados. Quando não se sabe lidar com esses conflitos eles degeneram em violência – contra si mesmo, conta o outro, contra a comunidade.

2.4- Convide-os a formarem grupos de quatro e conversarem sobre os seguintes pontos: Em que as necessidades de Marco e Clarice eram diferentes? O que deflagrou o conflito entre Marco e Clarice? Quais são os atos de violência descritos no livro?

2.5- Faça uma plenária onde todos os grupos possam se manifestar (se questões como o preconceito contra Já, e a incapacidade de perdoar, por parte dos colegas de Marco, não forem mencionadas, é bom levantá-las, distinguindo vários tipos de violência: física, verbal, psicológica).

3- ATIVIDADES COMPLEMENTARES: Expressão Oral e Drama

3.1- Com os jovens em roda, estimule o debate com perguntas como:

Como a violência se manifesta na nossa comunidade? E na nossa escola?

3.2- Em grupos de quatro: convide os alunos a identificarem quatro formas de evitar e prevenir a violência na escola e quatro formas de fazer a violência parar quando ela ocorre (sem usar violência).

3.3- Desafie a turma a preparar uma dramatização do “Julgamento de Marco César”, com advogado de defesa, promotor, testemunhas, que falam pelas vítimas (o pássaro, os livros, Clarice, Já) e que falam pelo agressor (o escritor, a família de Marco). Quem não pertencer a esse grupo de personagens, será “O Júri”.

3.4- Distribua o texto abaixo aos alunos e peça que escrevam uma redação com o seguinte título: “A melhor forma de mudar o comportamento de alguém é punir ou possibilitar que a pessoa compreenda o que fez e reconheça a dor que causou? Por quê?”

Uma outra Justiça é necessária

(Extraído de “O caminho de S. Caetano”, Dominic Barter, Eduardo Mello, Madza Ednir, CECIP, 2005)

Não é por acaso que o Brasil é responsável por 11% dos homicídios que acontecem no mundo, embora possua apenas 2.8% da população mundial. As taxas mais altas de criminalidade estão concentradas nas periferias das grandes cidades onde sobram pobreza e desemprego e escasseiam serviços de saúde, educação, saneamento básico, lazer e cultura. Ou seja, o Estado, ao negligenciar e desrespeitar os direitos de seus cidadãos, “ensina” os cidadãos a agirem de forma desrespeitosa em relação uns aos outros.

O modo dominante de atuação da Justiça, baseado apenas na idéia de que os indivíduos que violam a lei devem receber um castigo proporcional à gravidade da violação, não tem funcionado. A pena de morte já foi informalmente instituída no país – é só verificar a quantidade de pessoas mortas por policiais, por traficantes, assaltantes ou ainda em brigas de trânsito, no bar e em casa. Isso só indica que a punição mais severa que há - a eliminação física do outro- não contribui para eliminar a violência, apenas a aumenta.

Práticas puramente punitivas (ou retributivas, pois busca-se apenas retribuir o crime com um castigo proporcional a ele), que tendem "a estigmatizar as pessoas rotulando-as indelevelmente de forma negativa" atingem basicamente os 70% de brasileiros mais pobres, em especial os jovens de pele escura- e não trazem o resultado esperado. Da mesma forma, práticas meramente permissivas, buscando "proteger as pessoas das conseqüências de suas ações erradas"- como as em geral adotadas quando a pessoa que causa a ofensa pertence à elite econômica- também não contribuem para superar o quadro atual.

Da Nova Zelândia para o mundo

Do outro lado do mundo, na Nova Zelândia, surgiu um modo diferente de fazer Justiça, baseado nos costumes e nas práticas milenares de resolução de conflitos adotadas pelos maoris, os primeiros habitantes do país. Trata-se de uma Justiça baseada não na punição, não no “olho por olho, dente por dente”, mas na busca de restaurar as relações entre as pessoas, rompidas por situações onde ofensa e dano são causados. A partir desse princípio, em 1989 foi reformulado o sistema de justiça da infância e da juventude do país, com resultados surpreendentes. Os índices de reincidência baixaram. Jovens e adolescentes em conflito com a lei aprenderam novas formas de se colocar na comunidade.

O modelo neozelandês de Justiça Restaurativa rapidamente expandiu-se para outras partes do mundo. Está sendo experimentado na África do Sul, Canadá, Austrália, Reino Unido, Argentina- e agora também no Brasil.

Para Paul McCold e Ted Wachtel, do Instituto Internacional por Práticas Restaurativas (International Institute for Restorative Practices), a Justiça Restaurativa constitui "uma nova maneira de abordar a justiça, que enfoca a reparação dos danos causados às pessoas e relacionamentos”. A "abordagem restaurativa, dizem os autores, com alto controle e alto apoio, confronta e desaprova as transgressões enquanto afirmando o valor intrínseco do transgressor". A idéia é considerar e atender às necessidades emocionais e materiais das vítimas e, ao mesmo tempo, fazer com que o infrator assuma responsabilidade por seus atos, mediante compromissos concretos.

Princípios Básicos de Justiça Restaurativa: Declaração das Nações Unidas

O interesse em se disseminar essa nova forma de fazer Justiça, que é também uma forma de educar cidadãos e governantes, contagiou pessoas do mundo todo. Tanto que as Nações Unidas criaram em 2002 um Grupo de Trabalho que, a partir de uma definição consensual de Justiça Restaurativa, (“Justiça Restaurativa é um processo onde todas as partes envolvidas em um ato que causou ofensa, reúnem-se para decidir coletivamente como lidar com as circunstâncias decorrentes desse ato e suas implicações para o futuro”) , traçou 11 princípios básicos para nortear práticas restaurativas. Dentre eles, destacamos os seis primeiros:


Princípios

1- A transgressão é, primordialmente, uma ofensa contra as relações humanas e, em segundo lugar, uma violação da lei- pois as leis são escritas para proteger a segurança e a justiça nas relações humanas.

2- A Justiça Restaurativa reconhece que a transgressão (violação das pessoas e das relações) é errada e não deve ocorrer- e também reconhece que, depois dele, há perigos e oportunidades. O perigo é que a comunidade, a vítima e o agressor emerjam da resposta ao crime mais alienados, feridos, desrespeitados e impotentes, sentindo-se em uma sociedade menos segura e cooperativa. A oportunidade é que a injustiça seja reconhecida, a igualdade restaurada e o futuro iluminado, de modo que as partes envolvidas sintam-se mais seguras, capazes de respeito, empoderadas e cooperativas em relação aos outros e á sociedade.

3- Justiça Restaurativa é um processo de “fazer as coisas o mais certo possível”, que inclui: atender às necessidades criadas pela ofensa, como segurança e reparação dos danos ‘a relação e dos danos à relação e dos danos físicos resultantes da ofensa, e atendendo ás necessidades relativas às causas da ofensa (vícios, falta de habilidades ou recursos sociais, falta de base ética ou moral)

4- A vítima primária da transgressão é aquela mais atingida pela ofensa. As vítimas secundárias são outras que sofreram o impacto do crime, e podem ser membros da família, amigos, policiais, comunidade, etc.

5- Assim que sejam satisfeitas as necessidades imediatas de segurança da vítima, da comunidade e do ofensor, a Justiça Restaurativa encoraja o ofensor a aprender novas formas de atuar e de se colocar na comunidade.

6- A Justiça Restaurativa prefere responder à transgressão o mais cedo possível, com o máximo possível de cooperação voluntária e com o mínimo de coerção, pois curar relações e aprender são processos voluntários e cooperativos.

um lançamento


  

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