quarta-feira, 29 de agosto de 2012

As feridas de um leitor de José Castello


   

As feridas de um leitor

de  José Castello


Páginas:     280
Formato:     16 x 23 cm

“Se aqui os entrego ao leitor, é, também, para com eles dividir a dor que a literatura sempre produz em mim.”


Após vencer o Prêmio Jabuti com Ribamar, José Castello apresenta As feridas de um leitor, uma reunião clássica de textos críticos publicados na imprensa. Com esta publicação, os leitores comprovarão a excelente técnica analítica do autor e suas preferências literárias. No fim, uma certeza: a Literatura é muito mais complexa e divertida do que se pode imaginar.

O título foi escolhido pela maneira como Castello encara seu trabalho crítico. As “feridas” se referem às marcas, cicatrizes, golpes, que as diversas leituras provocam nele. Segundo o próprio autor, ele não faz uma leitura teórica. Escreve sobre um livro não para aplicar teorias, mas como alguém que viajasse a um continente distante e, na volta, fizesse um relato de suas observações pessoais a respeito da viagem.

Essa é a ideia central que permeia e liga todo o livro. Ele é também um registro de seu trabalho jornalístico nas páginas do Globo, Valor Econômico, Bravo, Rascunho, entre outros. Castello delicia-se em trabalhar com jornalismo literário – um tipo de jornalismo que, mais que os fatos, importam os pensamentos.


O AUTOR

José Castello
nasceu no Rio de Janeiro em 1951 e, desde 1994, está radicado em Curitiba. É jornalista profissional, graduado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre em Comunicação pela UFRJ e escritor. Foi cronista e repórter literário de O Estado de S. Paulo, editor de “Idéias” do Jornal do Brasil, e chefe da sucursal carioca de Isto É. É colunista do “Prosa e Verso”, de O Globo. Mantém o blog literário “A literatura na poltrona” (www.oglobo.com.br/blogs/literatura). Colaborador, entre outros, do mensário literário “Rascunho” e do Valor Econômico, em que assina a coluna mensal “Instantâneos Literários”. Ministra oficinas literárias regulares, tanto em Curitiba, como em outros estados. Pela Bertrand Brasil, tem publicado João Cabral de Melo Neto: O homem sem alma e Ribamar, vencedor do Prêmio Jabuti 2011, categoria Romance.

José Castello - Trecho de entrevista com José Castello para o Jogo de Idéias, programa de TV do Itaú Cultural com convidados da música, da literatura, do teatro, da educação, entre outras áreas.

LANÇAMENTO




 

Nenhum comentário: