sexta-feira, 6 de julho de 2012

Paiol apresenta show de grupo folclórico do Espírito Santo





O Teatro do Paiol apresenta nesta segunda-feira (9), às 20h, o espetáculo de uma das mais tradicionais bandas de congo do Espírito Santo.  A Banda de Congo Panela de Barro faz um show gratuito, mostrando o repertório de música vocal presente nas festividades populares daquele estado. O grupo, que tem circulado por todo o país pelo projeto Sonora Brasil, do Sesc - Serviço Social do Comércio, é formado pelas cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição, pelo mestre Valdemiro Sales e pelo percussionista Marcos Pereira.

As bandas de congo estão presentes em várias cidades do litoral do Espírito Santo, sendo a principal manifestação da tradição oral. As bandas estão relacionadas às festividades religiosas de devoção a São Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. Os registros mais antigos de sua existência, de meados do século 19, são atribuídos ao Padre Antônio Siqueira (1832 – 1897), que em seus escritos se referia às “bandas dos índios”.

A cerimônia profano-religiosa pode apresentar características próprias em cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito. Reza a lenda que, a partir de então, as comunidades de negros do litoral do estado passaram a “fincar o mastro” todos os anos em agradecimento ao milagre.

A atual edição projeto Sonora Brasil tem como tema “Sagrados Mistérios: Vozes do Brasil”. Quatro grupos foram selecionados para participar do circuito. Além da Banda de Congo Panela de Barro, também integram o projeto, este ano, os grupos Caixeiras do Divino, do Maranhão, Comitiva São Benedito da Marujada de Bragança, do Pará, e Quarteto Colonial, do Rio de Janeiro.

       

Serviço:

Banda de Congo Panela de Barro

Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n (Prado Velho)

Data e horário: 9 de julho de 2012 (segunda-feira), às 20h

Entrada franca.

Nenhum comentário: