sexta-feira, 20 de julho de 2012

Inscrições abertas para o Curso de Férias A Iminência das Poéticas – 30ª Bienal



Entre os dias 23 e 27 de julho, o Educativo Bienal vai promover um curso de férias gratuito sobre arte contemporânea para professores, educadores sociais, estudantes e interessados. Serão cinco encontros de formação com a proposta de refletir sobre conceitos, artistas e obras da 30ª Bienal - A Iminência das Poéticas. A intenção é conversar sobre as experiências pessoais como formas de aproximação com a arte.

Os encontros acontecerão no Auditório da Bienal (Lounge Bienal/Porão das Artes), das 14h às 17h. Também serão realizadas Ações Poéticas que propõem experiências estéticas, outras formas de entendimento da arte e estímulo à percepção.
Basta uma única inscrição para participar dos cinco encontros.



30ª Bienal - Curso de Férias do Educativo – descrição dos encontros:

1º encontro: 23 de julho
Educativo Bienal
A curadora do Educativo Bienal, Stela Barbieri, e o coordenador de ensino, Carlos Barmak, abrem o primeiro encontro do Curso de Férias. Serão apresentados os conceitos desenvolvidos a partir da curadoria da 30ª Bienal e as sete perguntas que orientam as ações educativas nessa exposição.

2º encontro: 24 de julho
Uma coisa significa outra coisa quando muda de lugar?
Como as obras de arte se relacionam com o local em que estão? E umas com as outras? Nesse encontro, será abordada a relação entre a leitura que propomos para um objeto (ou situação) e o quanto essa significação é produzida pelo contexto no qual ele está inserido.

3º encontro: 25 de julho
Por que guardar?
O que nos leva a guardar determinadas coisas? O que nos mobiliza a levá-las conosco, preservá-las, sistematizá-las e mostrá-las? Nesse encontro, será discutida a poética do guardar.

4º encontro: 26 de julho
O que acontece quando você anda?
Como a atenção aos encontros pode modificar nossos deslocamentos no mundo? Como a arte pode nos mover? Abordaremos a desautomatização do cotidiano, a relação perceptiva, a consciência da contemplação e o movimento como formas de criação artística.

5º encontro: 27 de julho
O que acontece quando você festeja?
O que significa festejar? O encontro com uma obra é ocasião de comemoração? Exploraremos a dimensão social do festejo como ocasião de memoração e descoberta do outro.


Serviço:

Datas dos Encontros: 23 a 27 de julho
Horário: das 14h às 17h
Local: Pavilhão da Bienal - Parque do Ibirapuera, Portão 3 – Auditório da Bienal (Lounge Bienal/Porão das Artes)

É necessário talão de Zona Azul para estacionar no parque. Traga o seu! E não esqueça: o cartão de 1 hora, no parque, vale por 2 horas.

Mais informações: (11) 5576-7611  educativo@bienal.org.br         

O Educativo na Bienal


A Bienal tem uma trajetória de ações educacionais que sempre estiveram em sintonia com seu tempo propondo investigações de vanguarda. Os projetos educativos acompanham as mostras desde a 2ª edição, em 1953. Esses projetos, porém, eram pontuais e funcionavam apenas no período das mostras. Com curadoria de Stela Barbieri, o Projeto Educativo da 29ª Bienal deu continuidade a suas ações, tornando-se um departamento permanente da Fundação Bienal em 2011, com as exposições 29ª Bienal de São Paulo – Obras selecionadas e Em nome dos artistas – Arte contemporânea norte-americana na coleção Astrup Fearnley. Essa é uma conquista de todos os educadores que já passaram pela instituição e realizaram ações que tiveram grande impacto nessa história.
 

Nenhum comentário: