A Fundação Cultural de Curitiba promove nos dias 4, 5 e 6 de julho, às 20h30, no Teatro do Paiol, o 1º Seminário “Os caminhos da formação do ator na cidade de Curitiba”. Discutindo a formação profissional e amadora, os fundamentos estéticos, além dos valores éticos e culturais, o seminário contará com profissionais que se dedicam ao ensino das artes cênicas, representantes das principais escolas de teatro de Curitiba. A inscrição é gratuita e deverá ser feita no próprio local do evento.
Com um expressivo número de escolas públicas e particulares que se dedicam ao ensino da arte teatral, Curitiba é referência nacional na área. Abrigando um dos maiores festivais de teatro do Brasil, a cidade revela talentos e abriga diversas mostras durante o ano, abrindo espaço para experimentações e novas produções.
Walter Lima Torres, professor de Estudos Teatrais do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e do Programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal do Paraná, será o mediador do seminário. Ator e diretor de teatro formado em Artes Cênicas, com habilitação em Interpretação e Direção Teatral pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO (1989), Torres obteve o diploma de Estudos Aprofundados DEA (mestrado – 1993 e doutorado – 1997) em Artes do Espetáculo no Instituto de Estudos Teatrais da Universidade de Paris, Sorbonne Nouvelle (França).
“Na abertura farei um histórico da formação do ator e de como surgiram os diretores-pedagogos. Falarei das três matrizes modernas que deram o ‘start’ para a sistematização da formação russa, francesa e americana. A contemporaneidade não será esquecida, com a abordagem do teatro antropológico, teatro do movimento, teatro dança”, antecipa Torres.
O coordenador de Teatro da Fundação Cultural de Curitiba, Clóvis Severo, destaca que, com a realização do seminário, “queremos conhecer a real situação da formação do ator”. Severo lembra que, na opinião de profissionais da área, Curitiba já mudou de patamar no que se refere às oportunidades. “Atores estão fazendo carreira nacional, morando na cidade. Foi-se o tempo em que era preciso se mudar para o Rio e São Paulo”, enfatiza Severo.
Nos três dias do seminário, Fátima Ortiz, Fernando Klug, George Sada, João Luiz Fiani, Juscelino Zílio, Laércio Ruffa, Márcio Mattana, Marina Machado e Mauro Zanatta falarão sobre suas experiências e sobre o trabalho realizado nas escolas de atores. Após cada relato, haverá debate entre os participantes.
Serviço:
1° Seminário “Os caminhos da formação do ator na cidade de Curitiba”
Local: Teatro do Paiol (Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho).
Data: de 4 a 6 de julho de 2012 (quarta a sexta), às 20h30.
Inscrições gratuitas, no próprio Teatro do Paiol.
Certificado para quem frequentar dois terços da programação
terça-feira, 3 de julho de 2012
Formação do ator é tema de seminário no Teatro do Paiol
Marcadores:
seminário,
Teatro do Paiol
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário