Foco narrativo e fluxo da consciência
Questões de teoria literária
de Alfredo Leme de Carvalho
Formato: 14 x 21
Páginas: 96
Até mesmo os que ainda ensaiam os primeiros passos em estudos literários poderão encontrar neste livro um caminho de acesso ao amplo e complexo tema do foco narrativo e fluxo da consciência. Se o terreno é árido e a abordagem da obra rigorosa, o texto é agradável e fluente. Partindo das teorias mais amplas para as mais específicas, o autor, Alfredo Leme Coelho de Carvalho, intercala explicações acerca dos marcos desses conceitos com exemplos concretos de sua aplicação, sempre citando obras clássicas.
Para apresentar com clareza o assunto, ele expõe, primeiramente, de forma crítica, as classificações sugeridas por estudiosos consagrados, como Brooks e Warren, Pouillon e Komroff, para depois apreciar o que denomina “leituras complementares”, contemplando Henri James, Kayser, Stanzel, Tomachevski, Uspenski.
Enquanto discorre sobre as teorias, o autor convida o leitor a revisitar, sob prismas novos e reveladores, passagens de escritores brasileiros e estrangeiros célebres, como Machado de Assis, Clarice Lispector, Sartre, Faulkner e Michel Butor.
Tal estratégia resulta em uma trama criativa e de conteúdo denso, leitura necessária não apenas para estudantes de Letras, mas também para todos os que se interessam por desvendar os significados das obras literárias.
O AUTOR
Alfredo Leme Coelho de Carvalho é autor de O narrador infiel (2006) e A ficção distópica de Huxley e Orwell (2011). Foi professor e diretor do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (Ibilce) da Unesp.
um lançamento
Nenhum comentário:
Postar um comentário