sexta-feira, 6 de julho de 2012

CRÍTICA À SÉTIMA ARTE EM CLIMA DE COMÉDIA NA CAIXA CULTURAL CURITIBA






”Pedras nos Bolsos” é um divertido e instigante jogo de cena que ataca o glamour de Hollywood





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta a comédia “Pedra nos Bolsos”, de 13 a 15 de julho, com texto da escritora irlandesa Marie Jones e direção de David Herman. A peça é um divertido e instigante jogo de cena que revela uma crítica ao mundo do cinema, em que apenas dois atores - Luiz Furlanetto e Paulo Trajano - interpretam 15 personagens.



A história acontece em uma pequena vila no interior da Irlanda, onde um filme de Hollywood está sendo rodado. Recrutados como figurantes do filme, os moradores locais se tornam os verdadeiros protagonistas e aos estrangeiros cabe apenas o papel de coadjuvantes. Os figurantes Charlie e Jake acreditam que a indústria do cinema possibilita a ascensão social e financeira, o verdadeiro caminho para a felicidade.



A dramaturgia oferece um incisivo comentário sobre a invasão hollywoodiana, a suscetibilidade e astúcia dos nativos e o desejo universal de curtir, mesmo por um instante, a luz dos holofotes. Furlanetto e Trajano se transfiguram em cena, sem tempo de trucagens, mudanças de figurino e caracterização. No golpe de um gesto e de uma voz, os personagens apresentam suas facetas e virtuosismos em um lúdico jogo cênico.

NOS BOLSOS

A montagem carioca tem sido bem recebida pelo público e pela crítica, pois o espetáculo foi escolhido como uma das “Melhores Peças de 2010” pelo Jornal O Globo e o ator Luiz Furlanetto foi indicado ao Prêmio APTR 2011, na categoria de Melhor Ator Protagonista.



A autora:

Nascida em uma família de classe trabalhadora protestante, Marie Jones foi atriz durante vários anos antes de se tornar escritora. Uma das fundadoras da Companhia de Teatro Charabanc, composta só por mulheres e criada para ajudar a compensar a falta de papeis para elas, a autora produziu uma série de trabalhos originais escritos de forma colaborativa.



Entre os prêmios conquistados estão a Ordem do Império Britânico (2002); Laurence Olivier Award para Melhor Comédia (2001); John Hewitt Award - Prêmio de contribuição para a cultura (2001) e ESB Theatre Award de Melhor Produção.

A AUTORA

O diretor:JONES

Diretor e ator inglês, David Herman estudou em Nova Iorque nos anos 70 sob a

orientação de Sonia Moore com os livros The Stanislavski. Formado no System,Training an Actor e Stanislavski Today, apresentou ao teatro americano as últimas conclusões de Stanislavski, sobre seu método de interpretação para atores.



Começou sua carreira de diretor em 1979, com a comédia musical “A Funny Thing Happened on The Way to The Forum” e dirigiu “My Room Off and On” (Phil Demise), “The Birthday Party” (Harold Pinter) e os musicais “Guys and DolIs”, “Brigadoon” e “The Boys from Syracuse”. Em 1979 fundou em Nova Iorque sua própria escola, ENACT: School of the Theatre, que dirigiu até 1985.

CULOSD HERMAN

Ficha Técnica:

Autora: Marie Jones

Tradução: Ana Luiza Martins Costa e Laura Ronai

Direção, Cenário e Trilha Sonora: David Herman

Atores: Luiz Furlanetto e Paulo Trajano

Duração: 90 minutos



Serviço:

Pedra nos Bolsos

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 13 a 15 de julho

Hora: sexta e sábado às 20h e domingo às 19h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Nenhum comentário: