sexta-feira, 20 de julho de 2012

CCBNB-Fortaleza realiza curso de apreciação de arte intitulado "A curadoria como prática"

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) realiza o curso "A curadoria como prática", no período de 31 de julho a 03 de agosto, no período de 14h30 às 17h30.

Ministrado pela professora carioca Beatriz Lemos, mestranda em História Social da Cultura, pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), o curso se direciona a artistas e jovens curadores e tem como objetivo discutir diferentes enfoques e visões acerca de projetos curatoriais, onde o contexto de realização é fator importante.

Os encontros terão como base de debate a cena local onde o curso for realizado, levando em consideração temas pertinentes à área da crítica e curadoria em todo o mundo, como identidade, política, mobilidade e globalização.

Pretende-se a leitura de portfólios dos participantes, tanto artistas quanto curadores, com o intuito de traçar em conjunto um panorama da cena local, visando o planejamento de ações diretas e condizentes com as práticas contemporâneas em arte.



Programa do curso



Primeiro Dia (31/07, terça-feira)

A curadoria como processo de pesquisa e criação

A figura do curador e pesquisador como um ativador de contatos entre artistas, teóricos e gestores entre as cenas de arte. As atividades com as quais um curador lida em sua profissão e os distintos modelos de atuação e curadoria.

Segundo Dia (01/08, quarta-feira)

 A curadoria como trabalho político

Apresentação dos trabalhos realizados por Beatriz Lemos. Linha de pesquisa da curadora: Intercâmbios, residências, mobilidades, deslocamentos e trabalhos em rede. Artistas e obras com quem a curadora tem trabalhado

Terceiro Dia (02/08, quinta-feira)

Cartografia artística local

Leitura dos portfólios dos participantes (projetos de publicações, pesquisas em andamentos, obras artísticas e projetos curatoriais) e comentários sobre cada apresentação. Cartografia dos espaços de arte, propostas independentes e práticas artísticas locais.

Quarto Dia (03/08, sexta-feira)

Desenhando circuitos

Exercício reflexivo com os participantes para a elaboração de possíveis projetos culturais de ativação da cena contemporânea local. Indicação de residências, bolsas e prêmios para curadores e artistas e fundos nacionais e internacionais para cultura.



Trajetória da professora

Beatriz Lemos é licenciada em História da Arte pela UERJ e mestranda em História Social da Cultura PUC-RJ, dedica-se à curadoria independente com pesquisa voltada para a arte contemporânea e seus desdobramentos em redes. Integra a equipe de coordenação do Programa de Residência Terra UNA, co-editora da Revista de Arte Elástica e idealizadora do projeto Lastro - Intercâmbios Livres em arte (www.lastroarte.com ). É professora no Instituto de Artes da UERJ.

Nenhum comentário: