quinta-feira, 7 de junho de 2012

Orquestra à Base de Sopro lança novo CD e DVD

A Orquestra à Base de Sopro, grupo mantido pela Fundação Cultural de Curitiba, lança no próximo fim de semana, com shows nos dias 9 e 10 de junho, o CD e o DVD “Nossos Compositores”. As apresentações acontecem no Teatro do Paiol a partir da 20h, no sábado, e às 19h, no domingo.

O trabalho é resultado dos últimos seis anos de atividades da orquestra, que, para as gravações, assim como em muitos dos seus shows, procurou valorizar arranjos e composições criados de maneira coletiva pelos próprios músicos. Algumas das obras apresentadas já haviam sido registradas em CD no ano de 2008 e em DVD em 2009. O concerto é também uma homenagem ao compositor e instrumentista Osiel Fonseca, falecido em 2008. O repertório da noite inclui quatro composições de Osiel – “O Viajante”, “O Guerreiro”, “Divertimento” e “Brasis”. 

Criada por Roberto Gnattali, a partir da divisão da Orquestra do Conservatório em Cordas e Sopros, o grupo é considerado uma das principais orquestras de música brasileira do país. Formada atualmente por 17 músicos que tocam flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes e trombones, a Orquestra à Base de Sopro conta ainda com uma base rítmico-harmônica integrada por piano, guitarra, baixo, bateria e percussão.

O grupo, que tem à frente o clarinetista Sérgio Albach, diretor artístico desde 2002, já se apresentou ao lado de Itiberê Zwarg, Proveta, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, André Mehmari, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Teco Cardoso, Gabriele Mirabassi e Arrigo Barnabé. Em 2007, lançou um CD com músicas de Waltel Branco e foi convidada a participar do 8° Festival de Música Instrumental de Tatuí.

Serviço:

Orquestra à Base de Sopro - Lançamento do CD e DVD “Nossos Compositores”

Local: Teatro do Paiol – Praça Guido Viaro, s/n – Prado Velho

Data e horários: 9 e 10 de junho – sábado, às 20h, e domingo, às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10

Nenhum comentário: