terça-feira, 5 de junho de 2012

Júlio Mota assume consultoria de dança da Fundação Cultural



O coreógrafo e bailarino Júlio Mota é o novo consultor de dança da Fundação Cultural de Curitiba. Ele assume a função para dar continuidade ao trabalho de Eleonora Greca, que deixa a Fundação Cultural para assumir projetos na área de dança a convite do Grupo Boticário.
Bailarino do Teatro Guaíra há quase 30 anos (17 anos no Balé Teatro Guaíra e 12 anos no Grupo G2), professor de Expressão Corporal do Curso de Teatro da Universidade Católica do Paraná e diretor do grupo Yesbody Teatro Físico, Júlio Mota tem uma carreira voltada à pesquisa do movimento. Fez doutorado no Laban Center (2004-2005), de Londres, um dos centros de excelência no estudo do movimento e da dança expressionista, e durante um ano e meio (2007-2008) atuou como professor convidado da Academia de Artes Cênicas de Hong Kong.
Júlio Mota disse que pretende dar continuidade à política da Fundação Cultural para o setor e ao planejamento feito por Eleonora Greca, inclusive com vistas à consolidação da Bienal Internacional de Dança de Curitiba. “Esse é um evento que veio para ficar. Sua importância extrapola os limites do município, é um projeto cultural para o Brasil”, afirmou.
O coreógrafo avalia que a dança tem conquistado lugares e condições melhores de difusão e de desenvolvimento, mas as necessidades da classe ainda não foram plenamente atendidas. Segundo ele, sua missão será estabelecer a interface entre as demandas do mercado e a política cultural da FCC.
          Convidada para atuar no Grupo Boticário, Eleonora Greca considerou “um aprendizado” o período em que esteve à frente da coordenação de dança da Fundação Cultural. Foram dois anos e meio que coincidiram com a sua despedida da companhia Balé Teatro Guaíra, depois de 35 anos de carreira.  Eleonora destacou a realização da Bienal Internacional de Dança como a coroação de um trabalho voltado à democratização dessa arte. “Aproximar o público dos bairros, contemplar todos os estilos e vertentes, e fazer com que a dança se tornasse visível em toda a cidade. Essa foi a minha proposta”, disse.

Nenhum comentário: