quinta-feira, 24 de maio de 2012

CAIXA Cultural / FLAUTA DOCE INTERNACIONAL NO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA



FLAUTA DOCE INTERNACIONAL NO PALCO DA CAIXA CULTURAL CURITIBA

 
Flautista Cléa Galhano passeia pelo medieval e contemporâneo em concerto da Série Solo Música
 
 
A CAIXA Cultural Curitiba recebe, na próxima terça-feira (29), a flautista paulista Cléa Galhano. Residente nos Estados Unidos, Cléa é conhecida por suas performances na música antiga, contemporânea e brasileira.
 
O programa intitulado “L´Arte de Suonare”, traz obras do período medieval aos compositores contemporâneos intimamente ligados ao universo da flauta doce. Cléa tocará também duas obras renascentistas e obras de grandes compositores barrocos. E há uma parte especial, dedicada à música brasileira, com músicas de Kilza Setti, Egberto Gismonti e Waldyr Azevedo. “Será um recital de flauta doce diferente, em que o instrumento é mostrado em sintonia com o século XXI”, destaca o produtor da Série, Álvaro Collaço.
 
Recitais solo de flauta doce são raros. O instrumento que é ensinado em muitas escolas do país – inclusive em universidades de música –, e é fundamental no repertório de Música Antiga, no Brasil só tem sido mostrado em sua formação solo em festivais com características educacionais.
 
“Cléa Galhano é artista de renome internacional. Teve sua carreira estabelecida nos Estados Unidos, onde atua como professora, e gravou belos CD. Em seus discos, tem ampliado o repertório do instrumento, tocando não apenas música antiga, mas música contemporânea, choros, músicas brasileiras não concebidas originalmente para a flauta doce”, explica Collaço.
 
Clea Galhano:
Flautista reconhecida internacionalmente como camerista, Clea tem colaborado com Marion Verbruggen, Jacques Ogg, Belladonna, Ensemble Kingsbery e Band Barroco Blue. Como solista, tem trabalhado com a Saint Paul Chamber Orchestra, conduzida por Christopher Hogwood, McGegan Nicholas e Emmanuelle Haim, a World Symphony, a Milwaukee Baroque e a Lyra Baroque Orchestra. Possui duos com as cravistas Rosana Lanzelotte e Vivian Montgomery e o violonista Tony Hauser.
 
Apresentou-se em teatros renomados como Wigmore Hall, de Londres; o Weill Hall, de Nova Iorque; e Santa Croce, de Roma. Gravou CD pelos selos Dorian, Ten Thousand Lakes e Eldorado.
 
Atuou no conselho da Sociedade Americana Recorder. É diretora artística do Conservatório de Música de São Paulo e professora do Macalester College. Por dez anos foi artista em residência do prestigiado Clube Schubert. de St. Paul, Minessota, Estados Unidos. Há dez anos dirige a Orquestra de Flauta Doce de Midwest.
 
Solo Música:
A série Solo Música está em sua quarta temporada e é um projeto único no cenário curitibano. É caracterizada por uma diversidade de instrumentos, artistas e estilos musicais. Esse ano, promete concertos de música antiga, música indiana, jazz, música regional e de improvisação.
 
Serviço:

Música: Série Solo Música – Cléa Galhano (flauta doce)

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 29 de maio de 2012 (terça-feira)

Hora: 20h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h).
Classificação etária: Livre para todos os públicos

Lotação máxima: 125 lugares (2 para cadeirantes)


Nenhum comentário: