terça-feira, 10 de abril de 2012

OS OBJETOS COTIDIANOS SOB O OLHAR DE ADRIANA TABALIPA




A exposição “The End Factory Project” apresenta pinturas, gravuras e instalações da artista paranaense


A CAIXA Cultural apresenta, de 11 de abril a 10 de junho, a exposição “Adriana Tabalipa: The End Factory Project” da artista paranaense Adriana Tabalipa. A mostra traz pinturas, gravuras, objetos, instalações, desenhos e uma performance inédita da artista, focalizando o percurso de 20 anos de uma produção poética ininterrupta e conta com a curadoria do crítico colombiano Santiago Rueda Fajardo. Após a temporada em Curitiba, o projeto será apresentado nas unidades da CAIXA Cultural de Salvador e Brasília. A abertura acontece no dia 10 de abril às 19h30 e a entrada é franca.

Paranaense radicada no Rio de Janeiro, Adriana Tabalipa iniciou sua trajetória artística no final dos anos 80. Desde então, sua poética perpassa performances, objetos, pinturas, gravuras e desenhos, apresentados em exposições no Brasil e em outros países. Com importantes referências na arte de M. Duchamp, Yves Klein, Arman, Jean Tinguely, entre outros, os objetos que Adriana Tabalipa utiliza em seus trabalhos descaracterizam a palavra "fábrica" em sua origem. Assim, a exposição “The End Factory Project” (Projeto Fábrica do Fim) surge inspirada na transmutação do objeto industrial e, por conseqüência, da própria noção de fábrica.

“A fábrica de Warhol também é uma referência, num contexto mais amplo, no sentido de estabelecer à palavra “factory” um significado ‘outro’ que narra a descaracterização dos objetos, já modificados pela arte desde Duchamp”, pontua o produtor da exposição, AjAx Afonso José Afonso.

Como bem pondera a crítica Eleine Bourdette sobre a obra e as manobras estéticas de Adriana Tabalipa, a artista opera “repotencializando o ready-made duchampiano, no uso das cores, texturas e na ênfase formal dos mesmos, que são retirados do âmbito utilitário e por ela localizados no plano estético. Esta manobra plástica e estética provoca no ato da observação um desafio perceptivo, intensificado nas suas instalações, pois nelas estão em jogo múltiplos objetos que assaltam a percepção do observador".

A CAIXA Cultural promove ainda, no dia 05 de junho às 20h, palestra e o lançamento de livro, com edição trilíngue e com título homônimo ao da exposição, contendo reproduções de imagens dos trabalhos da artista e ensaios críticos. A exposição foi contemplada pelo Edital de Ocupação dos Espaços da CAIXA e a publicação do livro viabilizada por meio do Programa de Incentivo à Cultura de Curitiba (Paic - Mecenato), da Fundação Cultural de Curitiba, com patrocínio integral da CAIXA.


Ficha Técnica:
Artista e Performer: Adriana Tabalipa
Curadoria: Santiago Rueda Fajardo
Coordenação Geral: Ajax Afonso José Afonso
Montagem e Projeto: Adriana Tabalipa e Afonso José Afonso

Serviço:
Exposição “Adriana Tabalipa: The End Factory”
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR
Abertura: 10 de abril às 19h30
Palestra: 05 de junho às 20h
Visitação: de 11 de abril a 10 de junho
Horário: De terça a sábado das 9h às 20h e domingo das 10h às 19h
Ingressos: Entrada Franca.
Informações: (41) 2118-5114
Classificação etária: Livre para todos os públicos
www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: