terça-feira, 24 de abril de 2012

Estratégias de convivência no palco do Novelas Curitibanas



Os questionamentos sobre a dificuldade de interação entre as pessoas e o enfrentamento da solidão permeiam a peça “Porque não estou onde você está”, que a Súbita Companhia de Teatro encena no Teatro Novelas Curitibanas, em temporada que tem início nesta quinta-feira (26) e prossegue até 27 de maio. Passado, presente e futuro atuam constantemente no mesmo espaço para mostrar seres que amam profundamente, mas têm extrema dificuldade em manifestar esse sentimento. As sessões acontecem de quinta-feira a domingo, sempre às 20h, com entrada franca.
Com direção e dramaturgia de Maíra Lour, o espetáculo trata da memória compartilhada entre duas pessoas que decidem não falar sobre o passado. Em um apartamento, um homem e uma mulher constroem estratégias de convivência e de comunicação. Eles criam uma infinidade de regras e reinventam a comunicação por meio de uma linguagem própria, elaborada a partir de gestos e ações corporais que só eles compreendem.
Os personagens criam territórios nos quais se pode existir ou deixar de existir um para o outro. Entretanto, é inevitável que tais territórios se liguem e surjam memórias. Ao longo do espetáculo, o homem e a mulher traçam imagens e metáforas potentes, que refletem a dificuldade de interagir com o outro e a fragilidade das relações humanas.
No elenco estão Alexandre Zampier, Janaina Matter e Helena Portela. O cenário é assinado por Enéas Lour e a iluminação está a cargo de Beto Bruel. Os figurinos foram criados por Cristine Conde e a composição musical é de Edith de Camargo, sendo que Márcio Abreu responde pela supervisão artística.

A companhia – A Súbita Companhia de Teatro tem como objetivo elaborar um ambiente próprio para a profusão de ideias e criação de espetáculos. A companhia se dedica ao estudo do teatro físico, com base nos métodos Viewpoints, Suzuki e dramaturgia do corpo. Desde 2007 desenvolve um trabalho consistente e significativo no teatro nacional e internacional.
Ancorada na prática de intensa pesquisa teatral, no trabalho de criação colaborativa e na valorização das ações de teatro de grupo, a Súbita Companhia busca em seus espetáculos criar uma linguagem autoral e contemporânea, revelando novos artistas e novas concepções artísticas para o cenário teatral brasileiro. Seus integrantes têm interesse em dialogar com outras expressões artísticas (artes visuais, música, literatura, dança contemporânea), assim como estabelecer conexões criativas com outras companhias brasileiras e estrangeiras.
 
Serviço:
Peça “Porque não estou onde você está”, com a Súbita Companhia de Teatro.
Local: Teatro Novelas Curitibanas (Rua Carlos Cavalcanti, 1.222 – São Francisco)
Data e horário: temporada de 26 de abril a 27 de maio de 2012, com sessões de quinta-feira a domingo, sempre às 20h
Entrada franca

Ficha Técnica                       
Direção e Dramaturgia: Maíra Lour
Elenco: Alexandre Zampier, Janaina Matter e Helena Portela
Produção: ProCult / Michele Menezes
Assistente de Direção: Vitor Schuhli
Preparação de Ator: Tonio Luna
Conexões Artísticas: Donnie Mather (NY)
Iluminação: Beto Bruel
Cenário: Enéas Lour
Figurinos: Cristine Conde
Composição Musical: Edith de Camargo
Supervisão Artística: Márcio Abreu

Nenhum comentário: