sexta-feira, 13 de abril de 2012

Encontros apresentam artistas de referência nacional e lançam olhar sobre a produção contemporânea

Encontros apresentam artistas de referência nacional e lançam olhar sobre a produção contemporânea



O artista visual Efrain Almeida (CE/RJ) e o professor e curador Marcelo Campos (RJ) se encontram para conversar e refletir sobre Arte, no auditório do Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - 3º andar - Centro - fone: (85) 3464.3108), na próxima quinta-feira, 19, às 19 horas, com entrada franca.

É o Encontro com Artistas, atividade realizada em parceria pelo Centro de Artes Visuais de Fortaleza, da Prefeitura de Fortaleza, e o Centro Cultural Banco do Nordeste. O objetivo do Encontro com Artistas é apresentar ao público a trajetória de artistas de referência no circuito nacional de artes e estabelecer um olhar crítico sobre a produção artística contemporânea.

"O primeiro encontro foi com o artista cearense Eduardo Frota, cujo conteúdo já está disponível, na íntegra, no canal do Centro Cultural Banco do Nordeste no You Tube (www.youtube.com/centroculturalbnb); o encontro com Efrain Almeida e Marcelo Campos também ficará disponível no mesmo canal", destaca Jacqueline Medeiros, coordenadora de Artes Visuais do CCBNB-Fortaleza.

No final do encontro, Efrain Almeida lançará livro, editado pela Combogó.



Breves perfis

Efrain Almeida - Estudou, nos anos 1980, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Rio de Janeiro. Seus trabalhos são constituídos de pequenas esculturas de madeira, objetos produzidos com tecido e aquarelas de tamanhos reduzidos. Com os temas entre a religiosidade e o autobiográfico, Efrain remete seu trabalho a reminiscências infantis, no interior do Ceará. Participou de várias exposições no Brasil e no exterior, residências de artistas e bienais como a 29ª Bienal de Arte de São Paulo.

Marcelo Campos - Professor do departamento de Teoria e História da Arte e coordenador da graduação em Artes do Instituto de Artes da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ). Doutor em Artes Visuais pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Desenvolveu tese de doutorado sobre o conceito de brasilidade na arte contemporânea. Possui textos publicados sobre arte brasileira em periódicos e catálogos nacionais e internacionais. Participou do Mapeamento do Rumos 2001/2013 do Itaú Cultural e do 63º Salão de Abril.

Nenhum comentário: