domingo, 18 de março de 2012

J. EDGAR HOOVER - UMA BIOGRAFIA EM HQ


Bertol Brecht tinha razão - infeliz é o país que precisa de heróis. O dos Estados Unidos, não podia ser diferente e o herói não podia ser outro e ... obviamente não passaria despercebido da industria cinematografica, principalmente se o diretor for um consevador como Clint Eastwood. Industria esta, frizesse, que esteve a serviço do paladino do americanismo e que através de seu Bureau tantas vezes perseguiu os liberais e os "esquerdistas" de Hollywood. Não vamos falar de sua vida suspeita de misogino e sequer o fato dele ser amigo ferrenho de alguns de seus auxiliares. Pois bem, o "pato feio" do FBI tem agora sua vida quadrinizada. Sinceramente, a forma burocratica como foi criada bem merece ficar perdida nos arquivos poerentos do "impoluto" FBI. (E.C.)




O LIVRO
J. EDGAR HOOVER - UMA BIOGRAFIA EM HQ
de Rick Geary
Capa dura - pb
Páginas: 112

O LIVRO
O livro conta a biografia em HQ do personagem que inspirou o filme "J. Edgar", estrelado por Leonardo Dicaprio. Durante 55 anos servindo o povo americano, J. Edgar Hoover assumiu vários papéis, tais como combatente do crime, exterminador de comunistas e protetor da moral, mas ele, certamente, enxergava a si mesmo como um verdadeiro herói do FBI. Nas mãos do premiado cartunista Rick Geary, sua vida torna-se um amplo e atual guia histórico do século XX, ao retratar a eleição de oito presidentes norte-americanos e tudo o que aconteceu na época - Lei Seca, mafiosos, Segunda Guerra Mundial, Guerra Fria, espionagem, escutas telefônicas e muito mais.

O FILME

J. Edgar – Ele guardou os segredos deles, ele controlou os medos deles

Sob a direção de Clint Eastwood, Leonardo DiCaprio estrela no papel título em “J. Edgar,” um drama que explora a vida pública e privada de uma das figuras mais poderosas, controversas e enigmáticas do século 20.




O PERSONAGEM
John Edgar Hoover (Washington, D.C., 1 de janeiro de 1895-Washington, D.C., 2 de maio de 1972) foi durante 48 anos o chefe do FBI, a mais importante organização policial do mundo, sendo considerado seu patrono.


Trabalhou na Biblioteca do Congresso Americano e de educação luterana, formou-se em Direito aos 22 anos. Empregou-se logo em seguida no Departamento de Justiça dos Estados Unidos, onde sua carreira foi rápida. No ano de 1919 foi indicado para investigar estrangeiros suspeitos de subversão. Sua missão resultou na expulsão do país de um grande número de pessoas. Com o sucesso em seu trabalho, foi nomeado para trabalhar como assistente do diretor do FBI. Poucos anos depois, em 1924, Hoover tornou-se o chefe do Departamento.

FBI
Durante o tempo em que ficou na chefia do departamento (até sua morte), serviu 8 presidentes americanos e 18 secretários de Justiça. Mudou a história do FBI: a antiga e ineficiente organização de 657 (muitas vezes corruptos) agentes, tornou-se a maior organização policial do planeta, com mais de 16 000 funcionários, além de modernos métodos de investigação criminal. No ano de sua morte, os arquivos do FBI possuiam mais de 200 milhões de impressões digitais. Nos anos 30, sua fama começou a crescer quando combatia gângsters famosos, como John Dillinger, Pretty Boy Floyd e Baby Face. Na mesma década, também participou da captura do raptor de filho do aviador Charles Lindberg, fato que havia tomado conta da imprensa americana. Durante a Segunda Guerra Mundial, participou na caça de espiões e comunistas.


Praticamente intocável durante sua longa carreira, no final de sua vida passou a ser alvo de críticas da sociedade. Na década de 1960, passou mais tempo censurando o telefone de congressistas e perseguindo líderes do movimento negro do que combatendo criminosos comuns de fato.

Curiosidade
Muitos escritores o citaram em suas obras, entre eles Robert Ludlum no romance O Arquivo de Chancellor, onde sua morte é detalhadamente descrita como um assassinato.
Em 2011, foi feito um filme baseado na sua história, intitulado "J. Edgar (filme)". No filme o ator Leonardo Dicaprio interpreta John Edgar

UM LANÇAMENTO







Nenhum comentário: