sexta-feira, 9 de março de 2012

Hamilton de Holanda - O MELHOR BANDOLIM DO MUNDO NA CAIXA CULTURAL CURITIBA




O projeto “Brasilianos 3” do bandolinista Hamilton de Holanda aproxima a música instrumental do público


A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 15 a 18 de março, o projeto “Brasilianos 3”, de Hamilton de Holanda, considerado o melhor bandolinista do mundo, com seu quinteto. Inspirado em grandes nomes da música brasileira, como Pixinguinha, Jacob do Bandolim, Baden Powell, Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Toninho Horta, o show quer aproximar o público ao mundo da música instrumental.

Conhecido como o “Jimmy Hendrix do bandolim”, pela imprensa americana, Hamilton de Holanda reinventou o instrumento e o libertou do legado de algumas de suas influências e gêneros. Com 30 anos de carreira, o músico incluiu duas cordas no bandolim tradicional, totalizando então 10 cordas. O manejo, com velocidade nos solos e improvisos, inspira uma nova geração e um novo som, passeando pelo jazz, samba, rock, pop, lundu e choro.

A versatilidade de Hamilton confere a ele propriedade para se apresentar em qualquer formação: solo, orquestra, duo, power trio e quinteto, entre outras. O músico tem flertado cada vez mais com o mundo clássico, com a composição da “Sinfonia Monumental” para os 50 anos de Brasília, projeto que estreou com a orquestra nacional da França/Montpellier e foi indicado como melhor grupo no prêmio da música 2011, além de ser convidado como solista para diferentes orquestras e projetos.

O músico realizou o show oficial da abertura do ano do Brasil na França, da cerimônia de abertura dos jogos Parapan-Americanos, da abertura oficial do centenário da imigração japonesa no Brasil, já tocou em solenidades para presidentes e autoridades e, recentemente, foi convidado para inaugurar o cidade cultural do RIO 2016, em Londres. Já dividiu o palco com Maria Bethânia, João Bosco, John Paul Jones (Led Zepellin), Chucho Valdez, Stefano Bollani, Richard Galliano, Richard Bona, Bella Fleck and the Flecktones, além de uma noite singular com os músicos do Buena Vista Social Club.

Foi indicado, três vezes, ao Grammy Latino, como melhor disco instrumental “Brasilianos”, em 2007, melhor álbum de jazz “Brasilianos 2”, em 2008, e melhor disco instrumental “Flor da Vida”, em 2010, concorrendo com nomes como Chick Corea e Belá Fleck. O Hamilton de Holanda Quinteto também foi consagrado pelo prêmio TIM, Premio da música brasileira e Revista Jazz+, como o melhor grupo e Hamilton de Holanda o melhor performer. Recentemente, foi indicado nas três categorias instrumentais do Prêmio da Musica de 2011, o qual venceu como melhor solista, com o disco "Esperança", e melhor disco com "Gismontipascoal".

Serviço:
Show “Brasilianos 3”, de Hamilton de Holanda
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 15 a 18 de março de 2012
Hora: quinta a sábado às 20h e domingo às 19h
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta-feira das 12h às 20h, sábado das 16h às 20h e domingo das 16h às 19h)
Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

Um comentário:

Anônimo disse...

Melhor bandolinista do mundo? De acordo com quem? Bom jornalismo requer investigação, não terá dificuldade em encontrar outros "melhores".