quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Preparativos para o Carnaval em ritmo acelerado




Prefeitura e Fundação Cultural de Curitiba preparam a Avenida Cândido de Abreu para o desfile das escolas de samba, no próximo sábado (18). No Ginásio Bairro Novo também já está tudo pronto para os bailes populares que acontecem na segunda e terça-feira de carnaval.
Alegria e descontração, temperadas com segurança e conforto, estão entre os ingredientes do tradicional desfile das escolas de samba de Curitiba, que toma conta da Avenida Cândido de Abreu, a partir das 18h30 até a madrugada de domingo (19).
No último fim de semana, as equipes responsáveis pela montagem da estrutura do carnaval na avenida começaram a instalação de 30 banheiros químicos, 20 barracas de alimentação, grades de isolamento, quatro camarotes para os jurados do desfile, e arquibancadas com capacidade para abrigar duas mil pessoas, além de lugares reservados para pessoas com deficiência, gestantes, idosos e mulheres com crianças de colo.
A Fundação Cultural de Curitiba, responsável pela organização do evento, trabalha em parceria com outras secretarias e órgãos municipais, como Abastecimento, Urbanismo, Saúde, URBS e Diretran. Na relação dos itens de atendimento na avenida também constam atendimento médico, com três ambulâncias do Samu e uma do Siate, o apoio da Polícia Militar, Policial Civil, Corpo de Bombeiros e Guarda Municipal. Os organizadores estimam um público de mais de 20 mil foliões. Segundo a Polícia Militar curitibano e turistas podem levar a família e brincar tranquilos. “O esquema de segurança já está organizado e o efetivo escalado. Estamos preparados para acompanhar toda a movimentação”, garante o major do 12º Batalhão da Polícia Militar, Alex Breunig, que esteve em reunião na Fundação Cultural de Curitiba, no dia 9 de fevereiro, para acertar os últimos detalhes da organização e segurança do Carnaval 2012.
Para os festejos deste ano, que devem mobilizar mais de 30 mil pessoas, a Prefeitura de Curitiba investiu aproximadamente R$ 600 mil, destinados às agremiações, à infraestrutura da Avenida Cândido de Abreu e a outros eventos, como o concurso de escolha do Cortejo Real (Rei, Rainha e Princesas do carnaval), a produção do Rancho das Flores e os bailes populares no Ginásio de Esportes do Bairro Novo, que acontecem na segunda e terça-feira (20 e 21), com a animação da Banda Lefigarroo.

Desfile – A folia na avenida começa às 18h30 de sábado (18), com a apresentação dos blocos Afoxé, Derrepent, Boi de Pano e do Rancho das Flores. As escolas do Grupo de Ascensão ou Grupo B – Bairro Alto e Unidos de Pinhais – entram na avenida a partir das 21h, seguidas das escolas do Grupo A – Os Internautas, Leões da Mocidade, Acadêmicos da Realeza, Embaixadores da Alegria e Mocidade Azul. O desfile das escolas está previsto para terminar às 3h30 da madrugada de domingo.
As escolas vencedoras do carnaval 2012 de Curitiba serão conhecidas no domingo (19), após a apuração dos votos do júri, no Memorial de Curitiba, no Largo da Ordem, a partir das 14h. As notas serão atribuídas por 20 jurados, sendo dois profissionais para cada um dos quesitos: bateria, samba-enredo, mestre-sala e porta-bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas.
O carnaval de Curitiba promete também harmonia e segurança para os bailes populares do Ginásio de Esportes do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681), na segunda e terça-feira (20 e 21), sob o comando da Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das três da tarde às sete da noite, com direito a concurso de fantasias no dia 21; para os adultos a folia começa a partir das oito e termina à meia-noite. A entrada é gratuita e não é permitido o consumo de bebida alcoólica e cigarro dentro do ginásio.
Jaciel Teixeira, presidente da comissão organizadora do Carnaval 2012, explica que só será permitida a comercialização de alimentos, refrigerantes e cervejas em lata nos arredores do ginásio. “Por medida de segurança, não será permitida a venda de destilados e nem de cerveja em garrafas de vidro”, avisa.

DESFILES DAS ESCOLAS DE SAMBA
Data e horário: 18 de fevereiro, a partir das 18h30
Local: Avenida Cândido de Abreu
Ingresso: gratuito

BAILES POPULARES
Data e horário: 20 e 21 de fevereiro, das 15h às 19h (infantil)
20h à meia-noite (adulto)
Local: Ginásio de Esportes do Bairro Novo – Rua Ourizona, 1.681
Ingresso: gratuito

Nenhum comentário: