quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Roberto de Regina abre a temporada 2011 da Série Solo Música





Cravista realiza o primeiro concerto do projeto no Teatro da CAIXA





O Teatro da CAIXA apresenta o cravista, maestro e construtor de cravos Roberto de Regina no dia 08 de fevereiro, na Série Solo Música. O músico realiza o primeiro concerto da Série, um recital de cravo em que mostrará obras de dois dos seus compositores preferidos: Johann Sebastian Bach e Jean-Phillipe Rameau. O álbum “Concertos de Bach” será lançado neste recital.



Um dos pioneiros da música antiga no Brasil e primeiro a construir cravos no país, Roberto de Regina estudou música antiga com membros da Pró-Música de Nova Iorque, regência coral com Robert Shaw e construção de cravo com Frank Hubbard. Roberto criou um dos primeiros grupos de música antiga no Brasil, o Coral Bach, em 1947, além de grupos importantes, como o Coral da Câmara Dante Martinez, o Conjunto Roberto de Regina e a Camerata Antiqüa de Curitiba. O músico gravou o primeiro disco de música antiga no Brasil, com o Coro Dante Martinez em 1961, e o primeiro disco solo de cravo no país, em 1966. Roberto gravou a integral de concertos de Bach para cravo solo, as sonatas de Scarlatti e, pela primeira vez, a integral do famoso cancioneiro de Upsala. Recebeu diversas vezes o Prêmio Sharp, na categoria música instrumental.



Atualmente, o cravista é diretor da Capela Magdalena, local concebido e pintado por ele mesmo, além de ser um espaço de turismo e de concertos em Guaratiba, Rio de Janeiro. Capela Magdalena é também o nome do seu selo musical.



Esta é a terceira temporada da Série Solo Música, projeto cuja proposta é trazer ao palco do Teatro da CAIXA um concerto solo por mês, com diferentes sons e de diferentes gêneros musicais. Neste ano a programação traz samba, choro, jazz, música contemporânea erudita e antiga, além de músicas russa e francesa. Segue abaixo a programação:



- Roberto de Regina (cravo) – 08 de fevereiro

- Benjamim Tubkin (piano) – 15 de março

- Moacyr Luz (sambista) – 19 de abril

- Oleg Fateev (bayan – acordeom russo) - 10 maio

- Fábio Cury (fagote) – 14 de junho

- Rodolfo Richter (violinista) - 26 julho

- Edith de Camargo (música francesa) – 09 de agosto

- Hopkinson Smith (alaúde renascentista) – 13 de setembro

- Marcos Suzano (percussão eletrônica) - 11 de outubro

- Daniel Migliavacca (bandolim) – 08 de novembro

- Artur Andrés (flauta) – 06 de dezembro



Serviço Música: Série Solo Música – Roberto de Regina (cravo) Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR Data: de 08 de fevereiro Hora: terça 20h30 Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA) Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h) Classificação etária: Livre para todos os públicos Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes) www.caixa.gov.br/caixacultural

*** **

Nenhum comentário: