sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Oficina intensiva de Litografia no Museu da Gravura

Férias com arte no

Museu da Gravura



O Museu da Gravura, uma das unidades gerenciadas pela Fundação Cultural de Curitiba, oferece uma oficina intensiva de Litografia, nas férias de início de ano. Sob a orientação da gravadora Juliana Leonor Kudlinski, as aulas acontecem de 9 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30. Cada turma terá no máximo dez integrantes. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local. Informações pelo telefone (41) 3321-3373.

Dirigida a alunos iniciantes, com idade a partir de 18 anos, ou para quem quer aprimorar esta técnica de gravura, a oficina abordará noções sobre a história e os artistas que trabalham com a litografia, paralelamente ao processo gráfico (granitagem, gravação da imagem, acidulação, impressão e cuidados básicos com o papel), além de proporcionar uma leitura do trabalho realizado. A oficina também permitirá compartilhar o talento da artista Juliana Leonor Kudlinski, que acumula diversas premiações em exposições coletivas e individuais.

Os participantes terão contato com a linguagem artística da litografia, uma técnica de impressão que utiliza pedra calcária de grão muito fino e baseia-se na repulsão entre a água e as substâncias gordurosas. Ao contrário das outras técnicas da gravura, a litografia é planográfica, ou seja, o desenho é feito por meio da gordura aplicada sobre a superfície da matriz, e não por fendas e sulcos, como na xilogravura e na gravura em metal.



Serviço:

Oficina intensiva de Litografia, sob a orientação de Juliana Leonor Kudlinski.

Data e horário: de 9 de janeiro a 3 de fevereiro de 2012, de segunda a sexta-feira, das 14h30 às 17h30.

Local: Museu da Gravura de Curitiba (Solar do Barão – Rua Carlos Cavalcanti, 533 – Centro)

Inscrições gratuitas, feitas no local

Informações: (41) 3321-3373

Nenhum comentário: