PROGRAMAÇÃO CINEMATECA | 9 A 15 DE DEZEMBRO DE 2011
9 a 11
MOSTRA AVEC EM CURITIBA –2011
UM PANORAMA DO AUDIOVISUAL PARANAENSE
Classificação 14 anos para todos os filmes da mostra
Ingresso gratuito para toda a mostra
Dia 09, 19h
Mostra Caze – Centro Acadêmico Zé do Caixão
MANTEGNA (2011 – 7 min). Direção de Melo Viana. Produção de Sandra Zawadzki
Um filme poético sobre a obra-prima “Lamentação sobre o Cristo Morto”, pintada por Andrea Mantegna em 1490. O filme faz comparação com outras obras de arte, desde o Renascimento até as mídias contemporâneas, que utilizaram o Cristo Morto como tema, assim como com aquelas obras que, de forma direta, utilizaram o Cristo Morto de Mantegna como referência.
DECISÃO REAL (2011 – 10 min). Direção de André Senna. Produção de Anderson Simão.
Um momento na vida de Janine, uma jovem presa em cotidiano sufocante.
VÓ MARIA (2011 – 6 min 15 seg). Direção e produção de Tomás von der Osten
Uma memória em três tempos.
BODAS DE PRATA (2010, 1 min 30 seg). Direção de Diogo Marques e Gustavo Ulisse. Produção de Frederico Neto e Daniel Rodriguez.
Um nanodrama sobre o matrimônio.
MINIFESTO (2010, 4 min 10 seg). Direção: Ana Chiossi. Produção: Ana Chiossi.
Um besouro suicida.
Mostra Casos e Causos RPC TV
REGRESSO (2010, 11 min). Direção de Marcus Werneck. Produção RPCTV.
Um homem em busca do passado, à procura de suas origens ele pode encontrar algo inesperado que pode mudar radicalmente o seu caminho.
NUNCA VOLTE A FUERTE ROSÁRIO (2011 – 10 min 27 seg). Direção de Guilherme Biglia. Produção de Asteróide Filmes.
O episódio conta a história de Eugênio que, para recuperar o carro roubado, se mete em uma tremenda enrascada. Seguindo uma dica nada confiável de um delegado, ele e dois amigos decidem cruzar a fronteira para comprar o carro de volta dos bandidos. Será que essa negociação vai dar certo?
ESTRANHOS EM CASA (2011 – 10 min 6 seg). Direção de Andréia Kaláboa. Produção de GP7 Cinema.
Episódio baseado em fatos reais, que traz os relatos do casal de agricultores "José e Dionizia Boachuck", que moravam numa fazenda mal assombrada na década de 60. Barulhos, vultos e fantasmas. A família precisou encarar o medo para continuar na fazenda misteriosa.
A MENSAGEM (2011 – 12 min 30 seg). Direção de Marcus Werneck. Produção RPC TV.
O episódio resgata fatos obscuros da história do Paraná e leva você a um paraíso, uma história baseada em uma lenda misteriosa de um lugar pouco conhecido pelos paranaenses. Lá funcionava um reformatório para crianças, mas muitas pessoas contam que havia outros tipos de atividades suspeitas.
Mostra longa-metragem
CORPOS CELESTES (2009, 91 min). Direção de Marcos Jorge e Fernando Severo. Produção de Claudia da Natividade.
Quando criança, Francisco (Dalton Vigh/Rodrigo Cornelsen) era um garoto inquieto, que vivia sendo perseguido pelo irmão Ismael (Pedro Inque). Ao ser provocado, ele resolve ir ao casarão do americano Richard (Antar Rohit),
Dia 10, 16h
Mostra Super 8
HU (1979 – 2 min 40 seg). Direção de Fernando Severo.
É o filme de abertura das mostras do grupo. Consiste numa experiência semiológica que discute a linguagem do Cinema. É acompanhado por um texto que explica sua formulação teórica.
VITRINES (1979, 10 min). Direção de Ruy Vezzaro.
Uma intervenção do cine-olho sobre as mitologias da moderna sociedade elaborada numa linguagem poética e visionária.
ESCURA MARAVILHA (1979 – 5 min). Direção de Fernando Severo. É um filme dividido em três partes que se integram para propor uma abordagem original de um tema tabu na sociedade contemporânea: a morte. Segundo Bertolucci, "o mais absoluto dos temas cinematográficos".
ALUMINOSA ESPERA DO APOCALIPSE (1979 – 15 min). Direção de Rui Vezzaro, Fernando Severo e Peter Lorenzo.
Uma cidade construída por um místico e visionário do Norte do Paraná, para aguardar o Apocalipse, serve de base para uma investigação documental sobre os processos mentais de um criador ao construir sua obra.
19h
Mostra do Norte e Oeste do Paraná
HARUO OHARA (2010 – 16 min). Direção de Rodrigo Grota. Produção de Bruno Gehring (Kinoarte)
"Hoje você vê a flor. Agradeça à semente de ontem". A vida e a obra do imigrante, agricultor e fotógrafo nipo-brasileiro Haruo Ohara (1909-1999), que ao longo de 50 anos produziu cerca de 20 mil fotos de Londrina e região. Último episódio da "Trilogia do Esquecimento", série iniciada pelos curtas "Satori Uso" e "Booker Pittman".
1924: BENDITA REVOLUÇÃO (1987 – 12 min). Direção de Sérgio Sanderson. Produção de Violar Sarturi e Sérgio Sanderson.
Documentário sobre a revolução de 1924, decorrente do levante Copacabana, ocorrido em 5 de julho de 1922, na então capital do Brasil. Liderada pelo General Isidoro Dias Lopes, ocorreu em São Paulo a Revolução de 1924. No dia 5 de julho, em São Paulo, cerca de 1000 homens ficaram em locais estratégicos. O objetivo da mobilização era tirar do poder o presidente Artur Bernardes, mas os revoltosos foram derrotados pelas forças legalistas. Chegando à região oeste do Paraná, encontraram uma região ocupada por trabalhadores, paraguaios e argentinos, que trabalham no cultivo da erva-mate, e viram a desnacionalização da região. A revolução de 1924 foi importante para a nacionalização desta região rica na agricultura.
DESAPARECIDOS (2006 – 76 min). Direção de Antonio Marcos. Produção de Seven Five.
O filme narra uma lenda de um local onde ocorrem desaparecimentos inexplicáveis de pessoas. Quatro universitários do curso de cinema (Chico Penafiel, Elicéia Dalprá, Manuela Cherobim, Luciana Machado) que necessitam de uma história para trabalho de final de curso, encontram um acampamento abandonado ideal para fazerem um documentário. Um espírito maléfico, aprisionado há milhões de anos na Terra, será o responsável pelos desaparecimentos.
Dia 11, 16h
Mostra curtas e médias-metragens
APÃ (2010 – 23 min). Direção de Pedro Merege e Valêncio Xavier. Produção de Making & Off.
A Comunidade Quilombola do Apã, a cerca de 100 km de Curitiba, visitada em 1980 e em 2008.
OVOS DE DINOSSAURO NA SALA DE ESTAR (2011 – 12 min). Direção de Rafael Urban. Produção de Ana Paula Málaga.
A alemã Ragnhild Borgomanero, de 77 anos, estudou fotografia digital e fez cursos de Photoshop e Premiere para manter viva a memória de seu falecido esposo, Guido, com quem reuniu a maior coleção particular de fósseis da América Latina.
O VEÍCULO FANTÁSTICO (2010 – 35 min). Direção e produção de Nicole Disante.
Documentário sobre bicicletas como solução para mobilidade sustentável em Curitiba.
TADASHI – O POETA DO TRAÇO (1988 – 20 min). Direção e produção de Estevan Silveira.
Filme documentário sobre a vida e a obra do imigrante japonês e artista plástico Tadashi Ikoma.
NOCAUTE (2011 – 8 min 11 seg). Direção de Bruno de Oliveira. Produção da Processo Multiartes.
Documentário sobre a disputa pelo título mundial de boxe feminino.
19h
Mostra Curitiba
A FÁBRICA (2011 – 15 min). Direção de Aly Muritiba. Produção de Antonio Jr e Marisa Merlo.
O filme retrata o dia-a-dia de um presidiário (Metruti) e a intenção de convencer a sua própria mãe (Lindalva) a burlar a segurança local para lhe trazer um aparelho de celular.
O CORTE DO ALFAIATE (2011 – 70 min). Direção de João Castelo Branco. Produção de Dayana Zdebsky de Cordova.
O corte do alfaiate é um documentário etnográfico sobre a prática da alfaiataria que parte do trabalho do alfaiate, de suas técnicas e de seus saberes, para versar sobre os valores incorporados e expressos na confecção de ternos sob medida. Entre paletós e calças que são riscados, cortados e montados, o filme mostra a alfaiataria com suas transformações, tensões entre moda e tradição, inovações tecnológicas e manutenção da técnica artesanal.
13 a 15
O CINEMA DO EQUADOR
Ingresso gratuito para todos os filmes da mostra
Dia 13, 15h45
RATAZANAS, RATOS E LADRÕES | Ratas, ratones e rateros (Equador, 1999 – 107 min – drama). Direção de Sebastián Cordero. Com Carlos Valencia, Marco Bustos.
O filme mostra o mundo de criminosos em uma capital latino-americana e faz uma reflexão sobre a perda da inocência, através da história de um jovem infrator.
A trama segue a vida de Salvador, um pequeno ladrão de Quito, que está gravemente perturbado pela chegada de seu primo Angel, um ex-presidiário à procura de dinheiro rápido e de um esconderijo. Salvador está envolvido nos assuntos obscuros de seu primo, tentando escapar de um sufocante ambiente familiar. No entanto, arrastando toda a família, termina destruindo as poucas coisas que tinha sentido em sua vida. Classificação 18 anos
18h
FORA DO JOGO | Fuera de juego (Equador, 2002 – 89 min). Direção de Víctor Arregui.
Juan é um jovem equatoriano de origem pobre que sonha em emigrar para escapar da asfixiante situação de seu país. Em busca do dinheiro necessário para tornar seu sonho realidade, termina envolvendo-se em crimes, impulsionado por seu desespero e pelos efeitos do colapso social, econômico e moral do país sobre sua família. Filmado integralmente em Quito, o filme recupera fragmentos da história recente do Equador e pretende «ser, antes de tudo, uma contribuição importante para a memória coletiva dos equatorianos», segundo palavras do diretor. Classificação 18 anos
20h
A TIGRESA | La Tigra (Equador, 1990 – 80 min). Direção de Camilo Luzuriaga. Com Lisette Cabrera, Aristides Vargas.
Uma história de amor, poder, magia, e vingança que se desenvolve entre a fantasia e a realidade numa paisagem encantadora - o território povoado na literatura pelo realismo mágico, território que o diretor Camilo Luzuriaga consegue recriar triunfalmente na tela. A Tigresa revive o mito da mulher como somente pode existir em uma cultura tropical e machista. Classificação 18 anos.
Dia 14, 15h45
DOIS PARA O CAMINHO | Dos para el camino (Equador, 1980 – 90 min). Direção de Jaime Cuesta e Alfonso Naranjo. Com Ernesto Albán, Annie Rosenfeld, César Carmigniani.
Dois aventureiros viajam pelo Equador praticando com astúcia, travessuras que nos fazem rir do princípio ao fim. No caminho um deles encontra a mulher de seus sonhos e surge um final inesperado. Classificação 14 anos
18h
A TIGRESA | La Tigra (Equador, 1990 – 80 min). Direção de Camilo Luzuriaga. Com Lisette Cabrera, Aristides Vargas. Classificação 18 anos
20h
RATAZANAS, RATOS E LADRÕES | Ratas, ratones e rateros (Equador, 1999 – 107 min – drama). Direção de Sebastián Cordero. Com Carlos Valencia, Marco Bustos. Classificação 18 anos
Dia 15, 15h45
FORA DO JOGO | Fuera de juego (Equador, 2002 – 89 min). Direção de Víctor Arregui. Classificação 18 anos
18h
DOIS PARA O CAMINHO | Dos para el camino (Equador, 1980 – 90 min). Direção de Jaime Cuesta e Alfonso Naranjo. Com Ernesto Albán, Annie Rosenfeld, César Carmigniani. Classificação 14 anos
Obs: no dia 12/12, não haverá sessão de filmes na Cinemateca e no dia 15/12, não haverá sessão de filmes somente às 20h.
Cinemateca
Rua Carlos Cavalcanti, 1174, São Francisco
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 22h30. Sábados e domingos, das 14h30 às 22h30.
Informações: (41) 3321-3252
Nenhum comentário:
Postar um comentário