75ª Mostra Macunaíma de Teatro Até 23 de dezembro de 2011 mais de 50 montagens
SALVE O PRAZER Data: 9, 10 e 11 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 1 Capacidade: 86 Gênero: musical Duração: 80 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Wanderley Martins Autor: Zeno Wilde Sinopse: A vida conturbada de Assis Valente, um sambista com uma obra importantíssima para o panorama musical brasileiro. Assis, como era bissexual, sofreu muito preconceito em sua época. Tentou várias vezes o suicídio. Sua obra paradoxalmente indica uma incrível vontade de viver.
O DOCE DELEITE DA MALDIÇÃO DO VALE NEGRO Data: 9, 10 e 11 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Melodrama Duração: 80 minutos Recomendação (idade): 14 anos Direção: Lucas De Lucca Autor: Caio Fernando Abreu Sinopse: Uma donzela criada pelo padrinho e por uma velha governanta, impulsionada pelo sofrimento, busca suas origens e a reparação de erros do passado. A dona de um teatro e sua brilhante ideia de levar a novela - a grande paixão dos brasileiros - para o palco. Das telinhas para o proscênio - passando pelas coxias -, uma crítica e uma homenagem, repletas de paixão e fúria, mostrando o deleite - e a maldição - de ser ator.
A MENTIRA Data: 9, 10 e 11 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Tragicomédia Duração: 60 minutos Recomendação (idade): 7 anos Direção: Renata Hallada Autor: Nelson Rodrigues Sinopse: O que fazer para esconder a gravidez de Lucia, a filha mais jovem e “queridinha do papai”. Quem seria o pai da criança? Estaria longe? Ou tão perto que não ultrapassaria os muros de sua casa? Esses são alguns mistérios que rondam a tradicional família de Maciel e Ana.
ALEPH Data: 10, 11 e 12 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Drama Duração: 55 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Adriano Cypriano Autor: Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Gabriel Garcia Marques, Itálo Calvino Sinopse: O questionamento da existência e suas angústias. O fazer artístico como vontade e como forma de evolução. A arte como caminho
ALEPH Data: 10, 11 e 12 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Drama Duração: 55 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Adriano Cypriano Autor: Jorge Luis Borges, Julio Cortazar, Gabriel Garcia Marques, Itálo Calvino Sinopse: O questionamento da existência e suas angústias. O fazer artístico como vontade e como forma de evolução. A arte como caminho
O SOL ESTÁ QUENTE E A ÁGUA ESTÁ ÓTIMA Data: 12, 13 e 14 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 1 Capacidade: 86 Gênero: Comédia Duração: 100 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Zédú Neves Autor: Emílio Boechat Sinopse: Nas noites frias e sujas da cidade de San Francisco, a morte paira como uma bruma espessa por sobre a massa disforme de concreto armado onde se abrigam suas vítimas indefesas. Nesse mundo, onde o crime é uma constante, onde a lei não se atreve a penetrar, há sempre um assassino à espreita, esperando o momento certo de agir.
VAGÃO Nº 6 Data: 12, 13 e 14 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 2 Capacidade: 96 Gênero: Drama Psicológico Duração: 75 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Marcia Azevedo Autor: Nelson Rodrigues Sinopse: A partir de recordações e julgamentos, tenta-se descobrir quem se é. Em uma viagem pela vida, Vagão n. 6 nos transporta a um momento de reflexão. Inspirada na célebre obra de Nelson Rodrigues (Valsa n. 6), esta peça surpreende e questiona: o que vem a seguir?
OS PEQUENOS BURGUESES Data: 13, 14 e 15 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Drama Duração: 80 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Ariel Moshe Autor: Maximo Górki Sinopse: A crise de gerações dentro de uma família, também atordoada pelas mudanças sociais que não consegue e não quer absorver.
REI LEAR Data: 13, 14 e 15 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Tragédia Duração: 90 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Felipe de Menezes Autor: William Shakespeare Sinopse: No fim da vida o olhar humano desloca-se para o passado à procura de algo que possa dar continuidade a sua existência. Um feito, uma marca, um reino, um filho... Tanto faz. O importante, para morrer em paz, é saber que ao menos na história ou na memória deixou-se algum vestígio da vida que se esvai. Rei Lear, é sobretudo, uma obra sobre este momento em que sanidade e loucura, senilidade e juventude, tradição e modernidade mesclam-se de forma tão intensa que as balizas temporais suspendem-se diante de nós fazendo com que o fio da vida, prestes a se romper, até suas duas pontas nesse ciclo magistral a que denominamos vida.
SACRA FOLIA Data: 16, 17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 1 Capacidade: 74 Gênero: Auto Satírico Duração: 70 minutos Recomendação (idade): 10 anos Direção: Lucas De Lucca Autor: Luís Alberto de Abreu Sinopse: Via Sacra da Família, Salve Salve-a da Folia, Desviada do destino Passa perto do perigo! Como então lhes ajudar? Se o sertão lhes confiar? Gente ágil sabe tudo, Guia esperto como um burro! Logo então vai começar, A saga sacra secular, O Rei Glutão há de saber, Menino Rei há de vencer! De que nada adiantar, O Rabudo-Cão pestanejar, Nem mateusa e boraceia, No Brasil tem gente honesta! Vinde, Vinde, ó família Vinde Viva a Folia, Vinde todos sertanejos Venha e faça o seu apreço, Do cordel deste momento, Será Deus "merrmo" brasileiro?
REVOLTA DOS PALHAÇOS Data: 16,17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 3 Capacidade: 72 Gênero: Tragédia Duração: 75 minutos Recomendação (idade): Livre Direção: Wanderley Martins Autor: Chico Mário Sinopse: Somos apenas um amontoado de ossos, músculos e pele ou somos também capazes de sonhar... A partir desta indagação nossos andarilhos, ambulantes, vagabundos, acabam misturados nas artes circenses
REVOLTA DOS PALHAÇOS Data: 16,17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Comédia Duração: 70 minutos Recomendação (idade): Livre Direção: Luiz Baccelli Autor: Ariano Suassuna Sinopse: As aventuras de um sertanejo pobre e mentiroso, chamado João Grilo, o nordestino sabido, que luta pelo pão de cada dia, e atravessa vários episódios enganando a todos, ao lado de Chicó seu companheiro de estrada. Descritos como personagens picarescos pelo João Grilo e Chicó são os protagonistas desta história.
TEM CULPA EU? Data: 16,17 e 18 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 5 Capacidade: 72 Gênero: Tragicomédia Duração: 60 minutos Recomendação (idade): 16 anos Direção: Zédú Neves Autor: Criação Coletiva Sinopse: A mente é sua própria soberana.
KASPAR OU A TRISTE HISTÓRIA DO REI DO INFINITO APRISIONADO EM SUA CASCA DE NOZ. Data: 20, 21 e 22 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 4 Capacidade: 74 Gênero: Drama Duração: 90 minutos Recomendação (idade): 14 anos Direção: Reginaldo Nascimento Autor: Criação Coletiva Sinopse: Na Alemanha do século 19, o menino Kaspar Hauser foi mantido preso em uma cela, não se sabe por que, nem por quem. Privado, por anos, do contato com outras pessoas, o garoto não aprendeu a viver em sociedade. Não lhe ensinaram a falar, a usar talheres, não lhe ensinaram a cumprimentar falsamente, a mentir, a assumir modelos preconcebidos. Em 1928, Kaspar é arrancado de sua “casca de noz” e deixado à revelia na praça de Nuremberg. Está estabelecido o conflito: de um lado, um menino puro, cuja imagem traduz o modelo rousseauniano do “bom selvagem”; do outro lado, a sociedade, com suas regras, armadilhas e maldades.
ASSIM QUE PASSEM CINCO ANOS – LENDA DO TEMPO Data: 21, 22 e 23 de dezembro Horários: 19 hs e 21 hs Teatro: 2 Capacidade: 96 Gênero: Drama Duração: 70 minutos Recomendação (idade): 12 anos Direção: Zédú Neves Autor: Criação Coletiva Sinopse: O sonho se abate sobre o tempo flutuando como um veleiro. Ninguém pode abrir sementes no coração que sonha inteiro. Sombra do sonho, sem sintonia, cega-te e sufoca-te. Parece representar: um menino quer seu pedaço de pão em flores de aço transformar. O tempo se abate sobre o sonho afundando até os cabelos. A roda que gira do vento e do mar. Luas e mares sem abrir, ficam atrás; e a música do violino. Será que não existe... ?
Começou no dia 11 de novembro em São Paulo a 75ª Mostra Macunaíma de Teatro, com o tema “Razão e Sensibilidade”. Serão apresentadas mais de 50 montagens encenadas pelos alunos da escola, e dirigidas por seus professores, na maior mostra de teatro do país. Uma novidade neste ano é que os alunos que freqüentam as aulas em Alphaville, Campinas e Mogi das Cruzes, também se apresentarão em suas respectivas cidades. Em São Paulo as apresentações acontecem na sede do Macunaíma, na rua Adolfo Gordo, 238, até o dia 23 de dezembro. O Macunaíma é a única escola que possui cinco teatros completos, para que os alunos possam exercitar, desde cedo, a interpretação em um palco de verdade. Uma vivência única, com técnicos especializados, iluminação e cenários de nível profissional. Cada turma funciona como uma unidade independente, onde o professor tem a possibilidade de escolher o texto e a interpretação de sua preferência. As Mostras de Teatro organizadas pelo Macunaíma têm sido a porta de entrada no mercado profissional de diversos atores consagrados. Elas são um diferencial que o Macunaíma tem em relação a outros cursos, por colocar todo semestre os alunos, os professores e profissionais para vivenciarem a prática teatral, num evento que envolve mais de 500 pessoas.
75ª Mostra Macunaíma de Teatro De 11 de novembro a 23 de dezembro Ingressos: R$ 14,00 (R$ 7,00 meia) Bilheteria: na sede do Macunaima das 9h às 21h ou pelo site www.ingresso.com Tel: 4003.2330
eatros do Macunaíma 1, 2, 3, 4 e 5
www.macunaima.com.br Rua Adolpho Gordo, 238 – Barra Funda (11) 3217.3400
quinta-feira, 8 de dezembro de 2011
75ª Mostra Macunaíma de Teatro Até 23 de dezembro de 2011 mais de 50 montagens
Marcadores:
Teatro Macunaíma
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário