quarta-feira, 9 de novembro de 2011

evento - teatro Aderbal Freire-Filho traz peça de Brecht para a CAIXA Cultural em Curitiba






“Na Selva das Cidades” tem tradução inédita e conta com Daniel Dantas e Maria Luisa Mendonça no elenco





Considerado um dos textos mais enigmáticos escritos por Bertolt Brecht, “Na Selva das Cidades” estreia no dia 11 de novembro, na CAIXA Cultural. Sob direção de Aderbal Freire-Filho e com um elenco estrelado por Daniel Dantas e Maria Luisa Mendonça, o espetáculo fica em cartaz até o dia 13 de novembro e a bilheteria arrecadada será revertida em vales-brinquedo para o evento Natal Encantado, do Instituto Pró-Cidadania de Curitiba.



“Na Selva das Cidades” é o oitavo texto do dramaturgo alemão Bertolt Brecht, escrito de 1921 a 1923 e originalmente sob o titulo “Na Selva”, sendo retrabalhado em 1926, quando foi publicada sua versão final. A trama se passa em 1912 em Chicago e conta a saga da família Garga, que deixa o campo em busca de melhores condições de vida na cidade. Na metrópole, o convívio urbano se mostra desumano, brutal e sarcástico. O foco da ação está na luta violenta entre dois homens, que se inicia quando um deles não admite vender sua opinião ao outro.



Apresentada pela última vez em 1969, a peça não é encenada profissionalmente na cidade há mais de quatro décadas. Para o ator Marcelo Olinto, idealizador do projeto, o texto permanece atual: “As condições políticas e estéticas do mundo de hoje nunca foram tão oportunas para se debater e compreender as ideias do teatro de Brecht. Montá-lo é procedente, sempre! Encenar ‘Na Selva das Cidades’ representa para mim a possibilidade de poder mexer na ferida aberta, naquilo que causa incômodo e desagrada. Se deparar, com algum senso de humor, com a vida como ela é e não como se deseja”, defende.



Nesta montagem, o drama de Brecht conta com uma tradução exclusiva, assinada em parceria por Aderbal Freire-Filho, Nehle Franke, Patrick Pessoa e Roberto Franke. “Estamos trabalhando com um tipo de fidelidade que vai além da palavra. Discutimos o texto com os atores em cena, modificamos e ele volta para revisão”, conta Aderbal Freire-Filho, que complementa: “cada dia de ensaio é um dia de revelações”.



O elenco de grandes atores-criadores com diferentes formações e forte personalidade é um dos pontos fundamentais do espetáculo, cuja escrita cênica se desenvolve com maestria por Aderbal Freire-Filho, um dos grandes diretores da atualidade. Os artistas tocarão instrumentos e cantarão durante a peça, criando diferentes atmosferas sonoras para as cenas. O resultado é um rico caleidoscópio em que o caos e a pulsação do ator dão vida a ricos e complexos personagens, fazendo surgir humanos reconhecíveis e, por isso mesmo, admiráveis e odiáveis, mas acima de tudo, apaixonantes.



Com direção musical de Marcelo Alonso Neves (vencedor do Prêmio Shell/RJ de Melhor Música - 2011), cenário de Fernando Mello da Costa (prêmio Shell/RJ) e iluminação de Maneco Quinderé (prêmios SHARP, Shell/RJ e SP, Mambembe/RJ e SP e Molière).



Ficha Técnica:

Texto: Bertolt Brecht

Tradução: Aderbal Freire-Filho, Nehle Franke, Patrick Pessoa e Roberto Franke

Direção: Aderbal Freire-Filho

Elenco: Daniel Dantas, Maria Luisa Mendonça, Fernanda Boechat, Inez Viana, Joelson Medeiros, Leonardo Netto, Marcelo Olinto, Milton Filho e Patrick Pessoa

Cenário: Fernando Mello da Costa

Iluminação: Maneco Quinderé



Serviço:



Teatro: Na Selva das Cidades

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 11 a 13 de novembro

Horário: Sexta e sábado 20h e domingo 19h

Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: