quarta-feira, 16 de novembro de 2011

evento -A condição feminina é debatida em “O Espelho de AnA”






Documentário de Jessica Candal estreia na CAIXA Cultural





A CAIXA Cultural apresenta no dia 22 de novembro a estreia do documentário “O Espelho de AnA”, primeiro média-metragem dirigido pela curitibana Jessica Candal. O lançamento acontece na terça às 19h e tem entrada franca. Após a sessão, acontecerá um bate-papo entre o público, a realizadora e Elizabeth Moreschi, especialista nas relações de gênero.



A estreia na direção do filme tem por matéria prima o mundo interior da jovem artista. Relata a investigação da diretora-personagem a respeito de sua condição feminina através do espelhamento em pessoas íntimas, como a avó, mãe, marido, amigas e a filha de uma delas. Sua própria identidade é ao mesmo tempo forjada e revelada.



A diretora revela que a ideia surgiu em uma época de mudanças, quando passava da adolescência para a vida adulta. “Eu e minhas amigas fomos percebendo que muitas situações estavam acontecendo com a gente, algumas estavam tendo filhos, outras casando, e isso gerou um medo geral. E tudo o que a gente propôs a mudar? Vamos casar, virar mães e daí acabou a nossa vida”, conta Jessica, que decidiu pesquisar essas e outras questões femininas mais a fundo através de uma pesquisa artística.



A proposta é, assim como disse o cineasta russo Tarkovski, apresentar sua própria imagem do mundo, para que as pessoas possam olhar esse mundo através dos seus olhos e se deixar impregnar por seus sentimentos, dúvidas e idéias. O filme funciona como um espelho, no qual o espectador é convidado a olhar diferentes mundos para então olhar a si mesmo. A diretora propõe que o documentário não encerre a investigação, mas que seja sim um ponto de partida.



Jessica Candal



Formada em Audiovisual pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo, Jessica fez direção de fotografia de diversos curtas-metragens, como “Procura-se”, dirigido por Rica Saito, direção de arte do curta “Chorume”, dirigido por Hélio Villela e assistência de arte do longa “Corpos Celestes”, dirigido por Marcos Jorge e Fernando Severo. É integrante do coletivo Entretantas Conexão em Dança, no qual atua como videoartista ao lado dos artistas da dança Gladys Tridapalli, Ronie Rodrigues, Mábile Borsato, dentre outros. Paralelamente à produção artística Jessica Candal trabalha também como professora da Oficina de Cinema e Vídeo no Colégio Medianeira.



Elizabeth Moreschi



É graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná (2005), especialista em Psicologia Clínica com enfoque psicanalítico pela PUC-Pr (2007), e é mestranda em Filosofia pela UFPR. Tem experiência de docência em faculdade de Psicologia, onde ministrou disciplinas de Psicanálise e realizou orientação de estágio em Psicologia Clínica. Atua na clínica psicanalítica desde 2006, onde também desenvolveu práticas com crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. Atualmente desenvolve pesquisas que têm a Feminilidade como temática central.





Ficha Técnica



Direção: Jessica Candal

Participantes: Alciony Smaniotto, Andreia Nobre Viana, Bruno Mancuso, Caetano Viana Leno, Flora Andere Girardelo, Hélio Villela, Helison Girardelo, Jonas Prates, Lila Andere Cidral, Maicoll Dalpiaz, Milton Sato, Miriam Magami, Rosana Smaniotto Candal Sato, Tainá Andere.

Pesquisadoras: Andrea Viana, Denise Rogenski e Elisa Carvalho

Argumento original: Juliana Luz e Jessica Candal

Duração: 43 minutos



Serviço:



Documentário: “O Espelho de Ana”

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: 22 de novembro

Horário: Terça 19h

Ingressos: Entrada franca. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro uma hora antes do evento.

Classificação etária: Não recomendado para menores de 16 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: