sexta-feira, 7 de outubro de 2011

evento - Semana da Criança no CCBNB-Fortaleza reserva elenco de 30 atividades gratuitas para a garotada





A Semana da Criança no Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108) reserva um elenco de 30 atividades gratuitas para a garotada, no período de 12 a 16 (quarta-feira a domingo) deste mês.

A programação especial tem início às 10 horas do dia 12 (Dia da Criança), com a animação "Na casa da vovó", com o grupo N Show Eventos. Vai ter escultura com balões, pintura no rosto, mesa de Arte e muito mais. Essa atividade prossegue até às 15 horas.

Às 10h15, é a vez do passeio no Trenzinho da História. As crianças e acompanhantes passearão por ruas e avenidas do Centro Histórico de Fortaleza, em um veículo tipo trenzinho, com os guias Gerson Linhares e Marize Freitas. No decorrer do dia, haverá dois outros passeios no Trenzinho da História, nos seguintes horários: 11h30 e 12h45. São 60 vagas em cada passeio.

O show de mágica "Ilusões", com o mágico Goldini, acontecerá no teatro do CCBNB-Fortaleza (2º andar), em três horários: 11h, 13h e 15h. No espetáculo, o mágico Goldini se transforma no palhaço Peteleco e encanta a todos - adultos e crianças.

Ao meio-dia, no salão da biblioteca (3º andar), haverá a construção de histórias com fantoches, com Nádia Aguiar. Nessa atividade, a criança (de 6 a 12 anos) aprenderá a manipular os bonecos e será um participante ativo nesse processo divertido e educacional, em que os pais também poderão participar. São disponíveis 20 vagas.

Às 13h30, será apresentada a leitura dramatizada "A mulher que matou os peixes e outras histórias de Clarice Lispector", com a carioca Nicole Algranti, no auditório do 3º andar. Após a leitura dramatizada, será exibido o filme "O ovo" e haverá uma divertida roda de conversa sobre a importância da leitura. Às 15h30, a leitura dramatizada será reprisada.

A partir das 14h, acontecerá a bibliotequinha virtual (3º andar), com Rafaela Ponte Lisboa e Nara Luiza de Almeida Cunha. Aqui, o objetivo é despertar o interesse das crianças pela internet, proporcionando a inclusão digital mediante atividades educativas por meio de jogos on-line.

De 14h às 18h, acontece a performance do Grupo Garajal, de Maracanaú, quando os personagens dos contos de fadas chegam para distribuir alegria e diversão. Às 16h30, começa a contação de histórias "Contos horripilantes para fazer rir crianças destemidas", com Paula Yemanjá e Flávia Cavalcante.



Quinta e sexta-feira, dias 13 e 14

Na quinta-feira, 13, será encenado, no teatro (2º andar), o espetáculo "Contos de princesas e plebeus", com o grupo Zepelim Criações Cênicas, dentro da programação do VII Teatro de Fortaleza. Em cena, um casal de contadores de histórias que viaja para reinos encantados. Lá, princesas encontram em seus caminhos jovens plebeus que, mesmo subestimados, decidem destemidamente encontrar uma forma de encarar o mundo para conquistar seu amor.

Na sexta-feira, 14, a programação começa com cinema infantil, exibindo o desenho animado da "Corrida Maluca", a partir das 10h. Às 15h, no teatro (2º andar), será apresentado o espetáculo "João Botão", com o grupo Teatro Máquina e direção e dramaturgia de Fran Teixeira. Numa livre adaptação do romance de Michael Ende, o grupo recria a situação-motivo, ambientada numa pequena ilha encantada. Os quatro habitantes de Pequeno se veem diante de uma grande novidade: a chegada de um bebê. O espaço é pequeno demais para mais um habitante e todos precisam se entender para tentar resolver esse problema. Às 18h, o espetáculo será reapresentado.

Antes, às 17 horas, será a vez da peça de fantoches "A bruxa e a natureza", com o grupo Calu Maravilha e direção de Eliézio Pereira, na Praça do BNB, dentro do VII Festival de Teatro de Fortaleza. Em uma floresta encantada, os animais vivem em total harmonia com a natureza, mas a bruxa Nocréia planeja acabar com essa felicidade. O que ela não esperava era a chegada das crianças que, com muita coragem, descobrem seu segredo e destroem seus óculos de poder.



Sábado, 15

No sábado, 15, será reexibida a "Corrida Maluca", novamente às 10h. Às 15h, dentro do programa PerCursos Urbanos (roteiros temáticos realizados em ônibus urbano), haverá o passeio "Dia de Criança, Árvore e Leitura". No mês da Criança, o programa PerCursos Urbanos presenteia com um roteiro pensado para o público infantil. O passeio terá como mediador Antônio Filho, autor de livros infantis. O ponto de saída é o CCBNB-Fortaleza. As inscrições são gratuitas e ocorrem a partir do dia 11, na recepção do Centro Cultural.

Às 15h30, acontecerá a oficina "Mãos na massa: modelando para imaginar", para crianças a partir dos sete anos, com 15 vagas disponíveis. A massa de modelar é uma brincadeira antiga e muito interessante, tendo em vista o desenvolvimento manual que ela instiga. Esta oficina ensinará as crianças a fabricar massinha de modelar caseira.

Encerram as atividades do sábado, 15, às 17h, o espetáculo "Detestinha, o bicho que detesta ler!", com o Circo Tupiniquim e texto de Demitri Túlio. Em uma biblioteca, o Detestinha se liberta do baú do arco-da-velha, com o objetivo de comer todos os livros, sugando os personagens das histórias infantis. O conflito se estabelece quando o palhaço Peteleco, defensor da leitura, tenta impedir que o Detestinha destrua os personagens das histórias da Branca de Neve e Chapeuzinho Vermelho.



Domingo, 16

A programação começa ao meio-dia, com a reexibição do desenho animado da "Corrida Maluca", no auditório (3º andar). Também ao meio-dia, tem início a atividade "Arte em família", uma experiência artística com jogos e brincadeiras educativas, a partir das exposições em cartaz no CCBNB-Fortaleza, para as crianças e seus acompanhantes. Às 13h, é a vez da Bibliotequinha Virtual, cujo objetivo é despertar o interesse das crianças pela internet.

Às 14h, no térreo, é a hora da Oficina de Instrumentos Musicais, ministrado por Marcos Melo (tio Marcão). A construção de instrumentos musicais com sucata é uma atividade que visa desenvolver a sensibilidade artística e a criatividade, enfatizando o valor e o prazer de construir instrumentos musicais através do reaproveitamento de materiais que teriam como destino o lixo. A atividade se destina a crianças a partir dos sete anos. São 20 vagas disponíveis.

Às 15h, no térreo, será encenado o espetáculo "Rainha de nada", com a Cia. Epidemia de Bonecos, dentro da programação do VII Festival de Teatro de Fortaleza. Usando as linguagens do teatro de bonecos, a música e a literatura, a história é contada a partir de fatos do cotidiano de um reino, onde sua Rainha é protagonista de injustiças e intolerâncias, travando-se uma luta entre o poder e o povo.

Também às 15h, haverá um passeio do Trenzinho da História. Às 15h30, será reeditada a oficina "Mãos na massa: modelando para imaginar", com Rebeka Lúcio, na biblioteca (3º andar).

Encerra as atividades o show "O encanto do canto", com Marcos Melo e banda, no térreo. O espetáculo reflete a alegria e o prazer de ouvir músicas e histórias, ampliando conhecimentos através de um repertório alegre, popular e erudito.

Nenhum comentário: