Vozes femininas passeiam por cantigas da tradição popular brasileira
A CAIXA Cultural apresenta, pela primeira vez em seu palco, a cantora Déa Trancoso com o show “Mulheres que Dizem Som”, de 21 a 23 de outubro. O projeto reune oito mulheres musicistas de diversas regiões do país, apresentando um repertório fruto da pesquisa e direção musical da cantora.
O show “Mulheres que Dizem Som” contempla cantigas da tradição popular brasileira, como a folia de reis “Janeira”, o catimbó “Nem Curto, Nem Comprido”, a ladainha de capoeira angola “Orixás da Bahia”, o boi do maranhão “Guriatã” a contradança “Passa o Pente”, o coco ”Coco da Veia”, entre outras.
Déa divide o palco com Alcione Alves (percussão), Ana Cristina (voz), Elisa Paraíso (voz), Janete Flores (voz/violão nylon), Juliana Perdigão (voz/clarinete), Mariana Baltar (voz/dança), Paula Pi (voz/violino/rabeca/dança), revelando a alma da música popular brasileira.
Além do show, Déa Trancoso ministra a oficina “Corpo de Voz”, trabalho o qual a cantora chama de “lembrança de si mesmo”. A expressão corporal e vocal serão trabalhadas com exercícios e brincadeiras que combinam o uso do corpo e da voz de maneira alternada e simultânea, dentro dos universos indígena, africano, hindu e da cultura popular brasileira, especialmente do Vale do Jequitinhonha. A oficina acontece no sábado (22) das 14h às 16h e as inscrições são gratuitas.
Déa Trancoso
Déa Trancoso é um dos grandes nomes da música regional mineira. Natural de Almenara, cresceu influenciada pelas diversas manifestações populares do Vale do Jequitinhonha, umas das mais ricas regiões brasileiras em cultura popular. Seu disco “TUM TUM TUM” teve quatro indicações no prêmio TIM de Música Brasileira em 2007, no qual a cantora concorreu com Maria Betânia e Chico Buarque.
Em 2008, integrou o grupo de artistas mineiros selecionados para a “Semana de Minas Gerais na Itália” e se apresentou também na França e em Portugal. Participa da coletânea “Chill Brasil 5”/Warner Music, com 32 cantoras da MPB (Céu, Mônica Salmaso, Roberta Sá, Mart’nália, Tereza Cristina), a convite de Charles Gavin do Titãs, lançado no Brasil, Europa, Japão e EUA. É parceira de Cláudio Nucci, Badi Assad, Chico César, Sérgio Santos, André Mehmari, Ceumar e André Siqueira.
Serviço:
Música: “Mulheres que Dizem Som”, com Déa Trancoso, Alcione Alves, Ana Cristina, Elisa Paraíso, Janete Flores, Juliana Perdigão, Mariana Baltar e Paula Pi
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: de 21 a 23 de outubro
Horário: Sexta e sábado 21h e domingo 19h
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)
Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)
Classificação etária: Livre para todos os públicos
Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)
www.caixa.gov.br/caixacultural
Oficina: “Corpo e Voz” com Déa Trancoso
Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)
Data: 22 de outubro
Horário: sábado das 14h às 16h
Inscrições: Gratuitas pelo e-mail caixacultural08.pr@caixa.gov.br> Rosalie David
segunda-feira, 17 de outubro de 2011
evento - musica - Déa Trancoso e convidadas dividem o palco na CAIXA Cultural
Marcadores:
caixa cultural,
musica
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário