Dias 5, 7, 8, 9, 10 e 11
:: Dia 5 | quarta-feira
Piano bar 22h00
Quartas Mal’Didas
Tema: Poesia & Pintura
Convidado especial: Fernando Gaspar
Participação musical de Rui Paulino David
:: Dia 7 | sexta-feira
Piano bar, 22h30
Concurso de Música CLP // 2011
Concerto 2/10
A Canção e a Ópera
Marina Pacheco, soprano
Olga Amaro, piano
:: Dia 8 | sábado
Piano bar, 16h00-18h00
Palestra “Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império”
Orador: Jacinto Alves
"Reflexões sobre a Doutrina do Quinto Império" pretende apresentar uma nova doutrina espiritista e espiritualista, racional e científica de base cristã que na História da Humanidade e pela primeira vez se apresenta como única, sendo completamente diferente de quaisquer correntes ou movimentos filosóficos ou religiosos então surgidos ou existentes estando naturalmente vocacionada para vir a ser um novo movimento idealista fundamentado nos princípios científicos do Evolucionismo e mobilizador de uma nova missão dos Portugueses no mundo".
Piano bar, 21h30
Lançamento do livro “As linhas não existem”, de Joana Espain
Apresentação: Ana Luísa Amaral e Luísa Marinho
Leitura dos textos: Valdemar Santos
Sobre a autora: Joana Espain nasceu no Porto em 1977. É doutorada em Física pela Faculdade de Ciências e lecciona na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Frequenta actualmente o mestrado em Estudos Literários, Culturais e Interartes da Faculdade de Letras da mesma universidade.
As linhas não existem é o seu primeiro livro de poesia.
:: Dia 11 | domingo
Piano bar, 21h00
Musik Rainbow
Brisas do Caribe
Selecção musical DJ Martin’s
******************************
EM EXPOSIÇÃO
Galeria da Cave
Exposição de fotografia e Escultura “Home sweet, empty home”, de Edoardo Gatti-Hessegatti
(Até ao dia 15)
Galeria piso 2,
Exposição de fotografia “Paisagens Invisíveis”, de Luís Bravo Pereira
(Até ao dia 15)
Sobre o autor: Luís Bravo Pereira desenvolve a sua actividade enquanto fotógrafo e docente de fotografia aplicada (fotografia científica), leccionando actualmente na Universidade Católica Portuguesa – Escola das Artes – e, por convite, em cursos das áreas de fotografia, museografia e restauro no estrangeiro.
Das suas áreas de interesse constam a fotografia documental e de investigação científica. Através do recurso a aplicações de técnicas inovadoras, como a fotografia por infravermelhos, ultravioleta, radiografia ou multiespectral, realiza trabalhos de documentação e análise de Obras de Arte e de aplicação à Biologia. Por outro lado, explora estas técnicas na procura de uma nova abordagem artística à fotografia de paisagem e retrato.
Expõe regularmente deste 1990. De entre as mostras colectivas destacam-se a Exposição Colectiva de Fotografia de Natureza, Parque Biológico de Vila Nova de Gaia (2005), distinguido com o 1º Prémio; a Exposição Colectiva de Trabalhos de Docentes da Universidade Católica do Porto (2003); e a Exposição colectiva de Fotografia da Reserva Natural das Dunas de S. Jacinto (1990), igualmente premiado com 1º Prémio. Destaca-se ainda como exemplo de mostra individual a Exposição “Low Light”, que levou a cabo na Universidade Católica do Porto, em 2005.
Sobre a exposição: Paisagens Invisíveis “... uma paisagem invisível condiciona a paisagem visível...”(*)
O desenvolvimento e expansão da fotografia digital, mais acessível e permissiva à exploração de novas técnicas, abriu portas a uma nova realidade de “paisagens invisíveis” que a fotografia do visível não revelava.
As câmaras fotográficas digitais, quando dotadas de lentes e filtros particulares, são agora capazes de captar fotões que não são de luz, mas sim de radiação ultravioleta e/ou infravermelha. A realidade multiespectral (resultante da conjugação de diferentes comprimentos de onda numa única imagem, que não o habitual RGB), apresenta crescentes e diversas aplicações, que passam pela fotografia médica, forense, de documentação e análise não invasiva de obras de arte, fotografia aplicada à biologia, astronomia, entre outras.
Nesta exposição o autor apresenta o outro lado do visível numa viagem por diferentes paisagens, naturais e urbanas, em que a técnica se alia à invenção e se convida o visitante a redescobrir o mundo já conhecido através de um novo olhar.
(*) CALVINO, Italo; “As Cidades Invisíveis, Teorema (2008)
Clube Literário do Porto
Rua Nova da Alfândega, nº 22
4050-430 Porto
Tel. 222 089 228
Fax. 222 089 230
Email: clubeliterario@fla.pt
URL: www.clubeliterariodoporto.co.
Nenhum comentário:
Postar um comentário