quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Palestra - dimensão do lugar das religiões e a singularidade brasileira no desfile das crenças

O Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza e a Fundação Joaquim Nabuco (PE) realizam em conjunto uma palestra do Ciclo de Conferências "Crenças no Mundo Globalizado", a ser ministrada pela antropóloga e etnóloga francesa Marion Aubrée. A palestra acontecerá no CCBNB-Fortaleza (rua Floriano Peixoto, 941 - Centro - fone: (85) 3464.3108), amanhã (quarta-feira, 21), às 19 horas. O público-alvo são artistas, críticos, professores, estudantes de graduação e pós-graduação e demais interessados.

O Ciclo de Conferências pretende apresentar ao público o pensamento e a obra de filósofos, historiadores, antropólogos, críticos e artistas que contribuíram e contribuem, através de suas reflexões, para as práticas artísticas e culturais da contemporaneidade. Pensadores que, embora de campos diversos, reverberam e adensam as discussões no campo cultural.

Na palestra de Marion Aubrée, será abordada a dimensão do lugar das religiões nos cinco continentes e a singularidade brasileira no desfile das crenças, além de sua performatividade midiática no mundo contemporâneo.



Trajetória

Marion Aubrée é doutora em Etnologia, Antropologia e Ciência das Religiões pela Universidade de Paris VII e atualmente uma das referências internacionais nos estudos sobre religiões e crenças, sobretudo no Brasil contemporâneo. É pesquisadora do Centro de Pesquisas sobre o Brasil Contemporâneo da Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (CRB./EHESS) em Paris, e pesquisadora associada do Centro de Estudos Interdisciplinares dos Fatos Religiosos (CEIFR/CNRS/EHESS).

Foi coordenadora do curso de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lyon II (1987/1995) e professora responsável pelas relações internacionais do Bureau de l´Association Française des Antropologues. Também esteve à frente do acordo CAPES/COFECUB (nº 123/91) entre a Universidade de Lyon e as Universidades Federais de Pernambuco e do Ceará (1991/1994). Publicou vários artigos em revistas especializadas e os livros "A Mesa, o Livro e os Espíritos - nascimento, evolução e atualidade do movimento social espírita , entre a França e o Brasil" (JC Lattes, 1990), traduzido para o português em 2009, e "Iemanjá, a sereia das estrelas" (Larousse, 2009), ainda sem tradução.

Nenhum comentário: