segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Lançamento - Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências


Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências
Eduardo Fleury Mortimer
Coleção: Aprender
373 p.


Mostra a evolução das concepções na área de ciências e seu uso na e
xplicação dos estados físicos dos materiais. Indicado para estudantes da 8ª série do Ensino Fundamental, baseia-se na análise de testes e em transcrições da gravação do processo de ensino, numa perspectiva construtivista. Oferece um enfoque teórico alternativo à mudança conceitual e sugere formas de análise do processo de ensino em sala de aula.

O AUTOR POR ELE MESMO -
Eu me formei em bacharelado e licenciatura em Química, na UFMG, em 1980. Sou também Técnico em Química, formado pelo Colégio Técnico da UFMG. Antes de ingressar na Faculdade de Educação da UFMG em 1983, como professor de Prática de Ensino de Química, trabalhei por 3 anos como químico em indústrias e lecionei química no ensino médio por 5 anos, em escolas de Belo Horizonte. Já como professor da UFMG fiz meu mestrado em educação na casa, defendendo, em 1988, a dissertação intitulada 'O ensino de teoria atômica e de ligação química no segundo grau: drama, tragédia ou comédia?' Em 1994 eu defendi a tese de doutorado na USP intitulada 'Evolução do atomismo em sala de aula: mudança de perfis conceituais.' Essa tese foi posteriormente ampliada e publicada pela Editora da UFMG, em 2000, sob o título de 'Linguagem e formação de conceitos no Ensino de Ciências'.

Nesse trabalho eu exponho com detalhes a minha teoria de perfis conceituais e analiso a evolução do conceito de átomo entre estudantes da 8a série de uma escola fundamental da UFMG. Em 1992/93 realizei um 'sanduíche' na Universidade de Leeds, Inglaterra, onde tive a honra de trabalhar com Rosalind Driver. Junto com o grupo de Leeds publiquei 'Constructing Scientific Knowledge in the Classroom, na Educational Researcher, que foi mais tarde traduzido e publicado em Química Nova na Escola. Esse artigo tem inúmeras citações na literatura internacional e tornou-se uma referência no sócio-construtivismo. Em 1998/99 eu trabalhei com o Professor James Wertsch, na Washington University in St. Louis, EUA. Em 2003 publiquei, junto com o Professor Philip Scott, da Universidade de Leeds, Inglaterra, o livro Meaning Making in Secondary Science Classroom, que saiu pela Open University Press. Neste livro apresentamos uma ferramenta analítica para caracterizar a produção de significados e a elaboração de conceitos nas salas de aula de ciências, física, química e biologia. Essa ferramenta tem sido usada, no Brasil, Inglaterra, França e em outros países, como instrumento de pesquisa e também para ajudar os professores a refletir sobre suas práticas pedagógicas. Entre meus interesses de pesquisa destaco: a relação entre elaboração de conceitos científicos e o uso da linguagem em salas de aula de química e ciências. Trabalho também na pesquisa sobre formação de professores, pois coordeno um grupo de formação continuada na UFMG -FoCo - com ampla tradição de pesquisa, produção de materiais e desenvolvimento profissional de professores. Tenho interesse também em filosofia e história das ciências. Tenho lecionado regularmente, na pós-graduação, as disciplinas "Linguagem e cognição na sala de aula" e “Educação e Conhecimento” . Oriento estudantes de mestrado e doutorado. Minha atuação junto ao FoCo gerou material didático para o ensino médio, resultado de uma pesquisa de mais de 10 anos sobre elaboração de conceitos. Esse material gerou, em 2002, o livro 'Química para o Ensino Médio’, da série Parâmetros da Editora Scipione, escrito em parceria com Andréa Horta Machado. Eu fui coordenador do Programa de Pós-graduação em Educação da UFMG, diretor da Divisão de Ensino da Sociedade Brasileira de Química e membro do CA do CNPq na área de Educação. Atualmente sou Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Editor de Educação em Revista, Contributing International Editor for Latinamerica and Caribe de Science Education, membro do Editorial Boarding de International Journal of Educational Research, além de atuar como membro de Comitê Editorial e árbitro em várias revistas nacionais e internacionais das áreas de educação em ciências e de ensino e aprendizagem. Fui co-editor da Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências de 2001 à 2005 e editor coordenador de Química Nova na Escola de 2000 a 2007. Sou também pesquisador I-B do CNPq e assessor da Capes e Fapesp. Além disso, em 2004/2005 estive em Lyon, França, como professor e pesquisador convidado pelo CNRS e INRP.

LANÇAMENTO DA






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