sexta-feira, 30 de setembro de 2011

evento - Curitiba recebe a turnê literária do terceiro livro do escritor e roqueiro Leonardo Panço


Nesta terça feira, 04/10, o coletivo Fora do Eixo - Curitiba recebe a turnê literária do terceiro livro do escritor e roqueiro Leonardo Panço, 'Esporro'.


Segundo o autor, para escrever seu terceiro livro foi preciso um carnaval sem dinheiro, nem nada pra fazer, colocou o 486 na penteadeira da mãe, tostou sem ar condicionado com os 40 graus do verão carioca, e durante quatro dias praticamente escreveu um livro. Foi colocando na telinha as histórias que viveu intensamente no começo dos anos 90 no rock underground do Rio de Janeiro como guitarrista do Soutien Xiita. Tempos de guitarras altas, pessoas peladas, loucuras e muito barulho. 'Esporro' é sobre as esperanças da juventude, cair na estrada, tocar, compor e viver o sonho do rock com alguns amigos.

As fotos foram surgindo das gavetas de várias casas, os flyers e cartazes perderam a poeira e os ácaros, e foi todo mundo para o vidro do scanner. De lá para as páginas do livro, sob a diagramação e capa de Flávio Flock - que viveu com a mesma intensidade os palcos toscos da cidade como baixista do Poindexter. Ansiedades simples como ver que o cabelo cresceu mais um pouco, que a primeira nota do seu conjunto saiu num fanzine ou, pasmem, no Globo ou na Bizz (ou seria Showbizz?).

Quem viveu o sonho do rock vai se ver nas roubadas do livro, outros vão se lembrar de shows que foram. Você pode estar em qualquer cidade do mundo, mas o rock, os palcos imundos, o equipamento ruim, a cerveja, e sentar na calçada de madrugada para esperar o primeiro ônibus, serão sempre iguais.

Sobre Leonardo Panço:

Começou a tocar em 88, teve algumas bandas até 91. E foi em 92, com a Soutien Xiita, que começou a ter uma vaga noção do que estava fazendo. Gravou demos e um disco. Depois com o Jason, de 97 a 2011, fez quase 100 shows no nordeste, mais de 100 na Europa divididos em três turnês gringas, gravou quatro discos, vários lados b, faixas saíram em coletâneas, lançou três discos no exterior, sendo um em LP (uau). Vários clipes, centenas de outros shows pelo Brasil até sua saída em janeiro.

Publica fanzines desde 91, colaborou em revistas e jornais mesmo antes de entrar para a faculdade. Oficialmente é jornalista desde 98, mas já o era. Fundou a Tamborete Entertainment em 97, CDs de vários artistas, três livros, e mais um DVD por aí vai.

Em 2008 lançou o segundo livro 'Caras dessa idade já não leem manuais'.
A segunda turnê, para o lançamento de 'Esporro', inicia em outubro e vai até dezembro. O livro leva os selos Subfolk, de João Pessoa, e o Bons Costumes da Editora Jovens Escribas, de Natal.

Links:

www.facebook.com/esporro

www.vimeo/esporro90rj

SERVIÇO: Data: 04 de outubro de 2011 Local: 92Graus Rock Snack Endereço: Rua Trajano Reis, 335 - São Francisco - Curitiba/PR Informações.: 3039-3645

Nenhum comentário: