quinta-feira, 18 de agosto de 2011

evento - O patrimônio das cidades decifrado na CAIXA Cultural




O projeto ressalta a importância da discussão sobre as políticas e intervenções nos espaços urbanos





A CAIXA Cultural patrocina, de 22 a 30 de agosto, o projeto “Memória da Cidade”, que abre uma discussão sobre o futuro das cidades. O curso, que está com as inscrições esgotadas, já foi ministrado na CAIXA Cultural em São Paulo e segue para o Rio de Janeiro após esta passagem pela capital paranaense.



Rodrigo Silva, Carlos França e Joacir Navarro, professores da Universidade de São Paulo (USP) e especialistas em história urbana e patrimônio cultural, abordam o tema sob duas óticas: da história e das memórias. O desafio posto aos pesquisadores é transformar os patrimônios históricos e culturais, em “bens” efetivamente coletivos e geradores de desenvolvimento humano. “Memória da Cidade” passa por quatro momentos: relação história e memória; o universo da cidade, suas estruturas e funções; o patrimônio, desde sua criação à sua gestão; e a realidade local, em que os especialistas retratam os patrimônios de Curitiba.



A equipe, que trabalha com patrimônio desde 2003, já realizou e participou de mais de 70 projetos sobre o assunto, por quase todo o país. Uma das percepções neste período foi o desconhecimento sobre o que é o patrimônio histórico e cultural, tanto no poder público, gestor destes patrimônios, quanto na academia. “Há uma dificuldade muito grande em se entender como se faz a gestão e como se cuida do patrimônio, sem criar elefantes brancos na cidade”, esclarece Silva.



Em 2009 surgiu a ideia de transformar o projeto em um curso e em projetos paralelos. A primeira experiência aconteceu na CAIXA Cultural em São Paulo, em janeiro de 2010, e focou nos múltiplos espaços da cidade. “O Brasil é quase que absolutamente urbano e, grande parte do patrimônio está ligada a história das cidades e está implantado nelas. O patrimônio vai além das edificações e dos espaços urbanos, é uma criação social que comporta uma infinidade de conflitos e, originariamente, deve se transformar em vetor de desenvolvimento e inclusão social, um espaço múltiplo em que as pessoas estejam presentes”, completa o especialista.



O processo de formação do patrimônio passa por diversas esferas: identificação, reconhecimento formal (tombamento e registro de proteção, por exemplo) e reconhecimento social, não necessariamente nesta ordem. “O grande debate que envolve o tema é a preservação do interesse coletivo, cujo representante é o Estado. A discussão deve ser consciente e priorizar as necessidades sociais acima de tudo”, afirma Silva.



“O patrimônio não é um campo romântico, concentra uma série de conflitos e toca em questões fundamentais das sociedades urbanas, como a identidade, a representação, a memória, o acesso e o controle de poder. Neste curso, vamos trazer a discussão para um campo pragmático”, promete o especialista. “O curso deve ser um espaço de compartilhamento de informações, com diversas referências. Nós queremos criar um espaço de debate para que todos passem a olhar os problemas sob óticas diferentes”, completa.





Professores:

Rodrigo Silva – Bacharel, mestre e doutorando pela Universidade de São Paulo, especializado em patrimônio cultural e história urbana, pesquisador associado ao Museu Paulista da USP, o Museu do Ipiranga.

Carlos Eduardo França de Oliveira – Bacharel, mestre e doutorando pela Universidade de São Paulo, especializado em patrimônio e práticas culturais urbanas, pesquisador associado ao Museu Paulista da USP, o Museu do Ipiranga.

Joacir Navarro Borges – Doutor em história pela UFPR. Membro do CEDOPE – Centro de Documentação e Pesquisa dos Domínios Portugueses da UFPR.



Serviço:

Curso: Memória da Cidade – Patrimônio urbano e cultural

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data e hora: De 22 a 27 e 29 e 30 de agosto - de segunda a sexta, das 19h às 22h e sábado das 15h às 18h

Inscrições: Inscrições esgotadas

Bilheteria: (41) 2118-5111(de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Vagas: 125 lugares

Nenhum comentário: