quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Evento - 18/8 CONVITE - ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DE REGINA JOHAS










A artista plástica Regina Johas convida para a abertura da exposição

Jardins Circulares

dia 18 de agosto, às 18h, no Espaço VEREDAS,

Rua Lisboa, 328, em Pinheiros



JARDINS CIRCULARES_e Cartaz





Jardins Circulares reúne a produção mais recente da artista Regina Johas. A exposição tem como núcleo central a série fotográfica Jardins Circulares, imagens noturnas de jardins que se encontram no limiar do desaparecimento, ameaçadas pelas ervas daninhas. Segundo a artista, muitas foram as fontes de inspiração para este trabalho, dentre estas os mares negros de Sugimoto.



Além desta série, Johas traz também uma vídeo-instalação e uma série de gravuras em metal, trabalhos que partem das mesmas questões que a série principal.



Nas palavras da artista, Jardins Circulares “nos propõe viver o jardim como um campo de espelhos. A imagem-cristal, no campo de espelhos, multiplica-se num conjunto de virtualidades e este conjunto absorve a nossa atualidade. Reverberando continuadamente, o rebatimento infinito no mínimo circuito da imagem (presente-passado, atual-virtual), oferece dois aspectos da experiência do tempo: cada momento é atual e virtual, é, ao mesmo tempo, percepção e lembrança.”



172



Regina Johas é artista plástica e pesquisadora. Mestre (1997) e Doutora (2004) em Artes (concentração em Artes Plásticas) pela Escola de Comunicações e Artes da USP, formada pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e com especialização em História da Arte pelo Instituto de História da Arte da Universidade de Colônia, Alemanha (1989).



A exposição, que inaugura no dia 18 de agosto, estará aberta à visitação até o dia 6 de setembro, no Espaço VEREDAS, Rua Lisboa, 328, em Pinheiros/ São Paulo.

Exposição:

Jardins Circulares

Artista:

Regina Johas

http://www.canalcontemporaneo.art.br/portfolio_geral.php?c_lingua=P&c_tipo=4&c_artista=29

Local: Espaço VEREDAS

Rua Lisboa, 328, Pinheiros, São Paulo

Tel: 3081 3505

Abertura: 18 de agosto, das 18 às 22 horas.

Visitação: de 19 de agosto a 6 de setembro de 2011.

Horário de visitação: terça a sexta das 14h às 17h, Sábados das 10h às 13h.



Ficha técnica das obras

Jardins Circulares, 2011

Fotografia digital (série de 7 imagens)

30 x 80 cm

(tiragem: 4 cópias por imagem)



Pós-paisagens, 2010

Fotografia digital (álbum contendo sete imagens)

33 X 55 cm

(tiragem: 4 álbuns)



Fragmentos_estes luminosi, 2011

Gravuras em metal

30 x 30 cm

(tiragem: 4 cópias por matriz)



Livro de areia, 2011

Vídeo-instalação





Regina Johas é artista plástica e pesquisadora. Mestre (1997) e Doutora (2004) em Artes (concentração em Artes Plásticas) pela Escola de Comunicações e Artes da USP, formada pela FAAP (Fundação Armando Álvares Penteado) e com especialização em História da Arte pelo Instituto de História da Arte da Universidade de Colônia, Alemanha (1989).



Como artista trabalha com mídias diversas, focando relações entre corpo, tempo e espaço. Participou em diversas exposições nacionais e internacionais. Possui obras nos seguintes acervos públicos: Museu de Arte Moderna, São Paulo; Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro; Museu de Arte Contemporânea do Paraná, Paraná; Museu de Arte de Ribeirão Preto, São Paulo. Participação em exposições recentes: "Trans_imagem", Galeria Virgilio - SP/2010 (curadora); "Sobre o Desenho" , MABE/ Lutetia - FAAP/2008; Ctrl_C Ctrl_V", SESC Pompéia/SP/2007; 7ème Mondiale de l`Estampe et de la Gravure Originale , Triennale de Chamalières, Chamalières, França/2006. 10 anos de um novo MAM: Antologia do acervo , MAM/SP/2005; 38. Bienal Internacional de Cerveira , Vila Nova de Cerveira, Portugal/2005; Ocupação , Paço das Artes, São Paulo/2005. Premiada pelo Museu Nacional de Belas Artes/FUNARTE/Rio de Janeiro (1995); pelo MARP/ Ribeirão Preto (1993); residência temática Discovery no Bannf Centre for the Arts (2000), Alberta/Canadá.



Como pesquisadora, investiga vetores conceituais da arte contemporânea e gênese dos processos criativos. Líder do Grupo de Pesquisa ECCOAR/Aquário (www.grupodepesquisaeccoar.com.br) cadastrado no CNPq. É Professora Titular Doutora na Fundação Armando Álvares Penteado, do Curso de Artes Plásticas (FAP/FAAP) e do Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU/FAP/FAAP) desta instituição. Professora Doutora na pós-graduação (FAAP/ História da Arte).




Nenhum comentário: