sexta-feira, 29 de julho de 2011

evento - musica - João do Pife traz a música do Nordeste


João do Pife traz a música do Nordeste para a Caixa Cultural



Músico pernambucano difunde a cultura nordestina ao som dos pífaros de bambu





A CAIXA Cultural Curitiba apresenta, de 05 a 07 de agosto, o show “Eu toco Pife”, com João do Pife & Banda Dois Irmãos, uma das mais tradicionais bandas de pífaro do Nordeste. Pioneiro na disseminação do “pife” (como o pífaro é conhecido no Nordeste) e sua música, o artista apresenta, neste show, composições feitas especialmente para o instrumento – desde novenas e xotes a baiões e forrós –, realizando um mergulho na sonoridade e diversidade cultural daquela região.



João do Pife tem 68 anos, mais de 50 deles dedicados ao pífaro. Nasceu em Riacho das Almas, em Pernambuco. Seu pai, o mestre Alfredo Marques dos Santos, criou a banda Dois Irmãos em 1928, numa homenagem aos filhos João e Severino. O grupo é um dos mais antigos do país. João foi para Caruaru com aproximadamente 35 anos e sustentou a família vendendo “pifes”, até que assumiu a liderança da banda e se dedicou ao ensino desse tipo de música. “Além de tocar, eu fabrico pifes, tenho o conhecimento do instrumento, o que diferencia a força da apresentação”, conta o músico.



Foram várias turnês, nacionais e internacionais, com participação em diversas coletâneas de world music. “Eu não estudei”, revela João. “Foi através do pife que eu conheci um bocado de coisas. Conheci quase todo o Brasil e vinte e poucos e países da Europa. Dei aula até nos Estados Unidos”, se orgulha o músico. O irmão, Severino, teve que deixar a banda quando descobriu um problema no coração, retornando então à cidade natal. Severino deixou saudades no irmão, mas João não ficou sozinho, pois os filhos, Alexandre, Leandro, Cícero e Paulo, entraram para a banda, além do parceiro Marco Antônio, no segundo pífaro, formação atual do grupo.



“Eu tenho experiência de trabalho, já fui para muitos lugares e hoje entendo que cada lugar é único, tem uma história e um tempero diferente. Isso faz parte da vida do artista, se aventurar por lugares com pessoas e jeitos diferentes. Mas eu vim pra agradar e luto pra isso!”, declara João, que promete divertir o público curitibano.



O Pife



O “pife” ou “pífano”, como o pífaro também é conhecido no Nordeste, é uma flauta rústica, de influência indígena, confeccionada originalmente com o bambu taboca. Os nordestinos adaptaram o instrumento, deixando-o parecido com as flautas europeias. O instrumento é parte dos gêneros musicais tropicais e do forró.



Serviço



Música: “Eu Toco Pife” com João do Pife & Banda Dois Irmãos

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba (PR)

Data: de 05 a 07 de agosto

Hora: sexta e sábado às 21h e domingo às 19h

Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41) 2118-5111 (de terça a sexta, das 12h às 19h, sábado e domingo, das 16h às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: