domingo, 24 de julho de 2011

evento - musica - João do Pife realiza oficina de construção de pife na Caixa Cultural






Músico caruaruense ensina a construir e tocar o instrumento tradicional no Nordeste





A CAIXA Cultural convida para a oficina de pife, ministrada por João do Pife, no dia 06 de agosto. A oficina de confecção, afinação e execução de pifes acontece no sábado das 09h às 12h e é gratuita. Os participantes irão manufaturar os próprios instrumentos, característicos da cultura do Nordeste. A oficina é direcionada a jovens iniciados em música, a partir dos 12 anos. As inscrições devem ser encaminhadas para caixacultural03.pr@caixa.gov.br. As vagas são limitadas a 25 participantes.



O pife, ou pífano como é conhecido no Nordeste, é uma flauta rústica de origem indígena confeccionada originalmente com o bambu taboca. Os nordestinos adaptaram o instrumento o deixando parecido com as flautas europeias. O instrumento é parte dos gêneros musicais tropicais e do forró.



João do Pife & Banda Dois Irmãos



Nos dias 05, 06 e 07 de agosto João do Pife & Banda Dois Irmãos realizam apresentações na CAIXA Cultural. João do Pife é um dos pioneiros na disseminação do instrumento e da música do pife. O projeto foi escolhido no processo de seleção dos editais da CAIXA e virá para Curitiba para difundir a cultura nordestina no sul do país. O músico apresentará composições feitas especialmente para o instrumento, desde novenas e xotes a baiões e forrós, realizando um mergulho na sonoridade e diversidade nordestina.



Serviço



Música: Oficina de confecção de pife com João do Pife

Local: CAIXA Cultural – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: de 06 de agosto

Hora: sábado das 09h às 12h

Inscrições: Gratuitas, para o e-mail caixacultural03.pr@caixa.gov.br. Apenas 25 vagas.

Classificação etária: Não recomendado para menores de 12 anos

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: