Professores do Coltec lançam livro com experimentos científicos para iniciantes
João Kleber Mattos - Boletim UFMG
Com experimentos simples, como a construção de alarme de incêndio ou de controle remoto para pôr um pequeno motor em movimento, os professores Helder de Paula, Alfredo Luis Mateus e Esdras Alves revelam que a química e a física quântica podem ser bem menos misteriosas do que se supõe e abrem um largo horizonte para que professores e alunos de ciências conheçam melhor esse universo.
Algumas dessas possibilidades estão descritas no livro Quântica para iniciantes: investigações e projetos, recém-lançado pela Editora UFMG. Trata-se de material paradidático para ser usado nas salas de aula e feiras de ciência. “Com o livro, esperamos contribuir para que os alunos tenham mais motivação para aprender ciência. A experimentação está na alma das ciências”, argumenta Helder de Paula, professor de física no Coltec. Seu colega da área de química, Alfredo Luis Mateus, lembra que a obra contém diagramas e imagens que tornam a narrativa científica bem mais assimilável. “Nosso livro mostra a ciência no dia a dia, faz da quântica um conhecimento acessível.” O terceiro autor, Esdras Alves, é mestrando na Faculdade de Educação, professor de física e trabalha na produção de kits para experimentos destinados ao ensino de ciências.
O livro se divide em três partes. A primeira, Experimentos e investigações, apresenta conceitos como temperatura, corrente alternada e direta, condução de eletricidade e Diodo Emissor de Luz (LED). Já a segunda parte, Explicações e modelos, é composta de base teórica que busca explicar os fenômenos quânticos, enquanto a última, Projetos e aplicações, propõe aplicações tecnológicas. De acordo com os professores do Coltec, a obra foi escrita para alunos do ensino médio, mas pessoas de todas as idades e escolaridades podem se aventurar.
O trabalho dos três professores ainda se insere no rol de raridades pedagógicas no Brasil. “Ainda é bem incipiente o investimento em livros de experimentos”, afirma Helder de Paula, que critica cultura arraigada no Brasil segundo a qual “é possível aprender ciência só lendo e ouvindo”.
Quântica para iniciantes surgiu de um trabalho apresentado em 2007 no XVII Simpósio Nacional de Ensino de Física, realizado em São Luís, no Maranhão, e levado posteriormente a uma escola pública de Contagem, onde a prática nas salas de aula legitimou as atividades propostas pelos autores. Em 2008, eles criaram o Projeto Pontociência 2008, apoiado pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Trata-se de portal que abriga acervo digital com atividades práticas de Química, Biologia e Física.
Difração
Os professores contam que os materiais necessários para a realização dos experimentos são de baixo custo e fácil aquisição. “As peças podem ser compradas em lojas de produtos eletrônicos; em geral são muito baratas. Com R$ 5 e uma bateria simples, é possível movimentar um pequeno motor com controle remoto”, esclarece Helder de Paula.
Na parte interna de sua contracapa, o livro traz um pedaço de rede de difração, importada dos Estados Unidos, útil para realização de alguns projetos. Entre eles, a construção de um aparelho para analisar a luz. A proposta é montar um espectroscópio de papel-cartão a partir de molde disponível para download no site do pontociência. Por meio do dispositvo, o aluno poderá analisar a luz emitida por uma lâmpada incandescente, por uma chama e por LEDs.
O trio vai oferecer, a partir de julho, um curso de extensão (www.cursoseeventos.ufmg.br) para pôr em prática os experimentos propostos neste livro e no Química na cabeça, outra obra publicada pela Editora UFMG em parceria com o Pontociência. Os inscritos ganharão um exemplar de Quântica para iniciantes e terão à disposição todos os materiais para fazer as atividades.
Livro: Quântica para iniciantes: investigações e projetosDe Helder de Paula, Esdras Garcia Alves e Alfredo Luis Mateus
Editora UFMG
Nenhum comentário:
Postar um comentário