quarta-feira, 8 de junho de 2011

Evento -Orquestra À Base de Sopro e André Mehmari -gravação de DVD


Orquestra À Base de Sopro

e André Mehmari fazem show para gravação de DVD



O compositor e pianista André Mehmari e a Orquestra À Base de Sopro fazem duas apresentações neste sábado e domingo (11 e 12), no Teatro HSBC. O show será realizado para gravação de um DVD, contendo repertório inédito de composições de André Mehmari, entre elas duas peças escritas exclusivamente para a orquestra – Curitiba Noturna e Passeio. Entre as demais obras estão Uma Valsa em Forma de Árvore, Brilha o Carnaval, Segundo Tema e De Sol a Sol, em arranjos exclusivos para o grupo.

Sob a direção musical de Gabriel Schwartz e coordenação geral de Sebastião Interlandi, o espetáculo reúne dois destaques da música instrumental brasileira da atualidade. André Mehmari é apontado como uma das revelações da música brasileira recente, premiado tanto na área erudita como popular. Nascido em Niterói, teve sua formação musical em São Paulo. Tornou-se mais conhecido pelo grande público quando venceu em 1998 o primeiro Prêmio Visa de MPB.

André teve suas composições e arranjos tocados por alguns dos mais expressivos grupos orquestrais e de câmara brasileiros, entre eles OSESP, OSUSP, Banda Sinfônica do Estado (para a qual compôs “Enigmas” em 1999), Jazz Sinfônica, Quarteto da Cidade de São Paulo, Quinteto Villa-Lobos e Sujeito a Guincho. Como instrumentista atuou e gravou com importantes artistas da MPB como Mônica Salmaso, Sérgio Santos, Joyce, Milton Nascimento, Guinga, Toninho Horta e Dori Caymmi. Gravou CDs com Ná Ozetti, Hamilton de Holanda e Gabriele Mirabassi. Com o álbum Nonada foi indicado ao Grammy latino em 2008.

A Orquestra À Base de Sopro, mantida pela Fundação Cultural de Curitiba, é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira. Foi criada por Roberto Gnattali a partir da divisão da Orquestra do Conservatório em Cordas e Sopros. Em 2007, lançou um CD com músicas de Waltel Branco e foi convidada a participar do 8° Festival de Música Instrumental de Tatuí.

O grupo é formado por 17 músicos que tocam flautas transversais, clarinetes, clarone, sax alto, sax tenor, trompetes e trombones. Possui ainda uma base rítmico-harmônica formada por piano, guitarra, baixo, bateria e percussão. Desde 2002, a direção artística está a cargo do clarinetista Sérgio Albach. A Orquestra já se apresentou ao lado de Itiberê Zwarg, Proveta, Léa Freire, Roberto Sion, Toninho Ferragutti, Vittor Santos, André Mehmari, Mauro Senise, Laércio de Freitas, Teco Cardoso, Gabriele Mirabassi e Arrigo Barnabé.



Serviço:

Show para a gravação do DVD de André Mehmari e Orquestra À Base de Sopro

Local: Teatro HSBC – Rua Luiz Xavier, nº 11 – Centro

Data e horário: 11 de junho (sábado), às 20h, e 12 de junho (domingo), às 19h.

Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50

Nenhum comentário: