segunda-feira, 27 de junho de 2011

evento -A arte da poesia e do grafite


A arte da poesia e do grafite

transformando jovens cidadãos



A oficina de arte Poesia no Muro, um dos projetos que fazem parte do Circuito de Arte e Cultura, da Fundação Cultural de Curitiba, encerra neste mês as suas atividades nas regionais do Portão, CIC e Matriz. A ação cultural, desenvolvida com adolescentes entre 11 e 14 anos, teve importantes resultados no campo da arte-educação, pois permitiu, pela arte do grafite e da poesia, estimular nas crianças um comportamento de respeito à cidade e seus moradores.

Foram três meses de atividades envolvendo crianças e jovens de escolas e programas sociais da Prefeitura. Inicialmente as turmas se reuniram sob a orientação da arte-educadora Juliana Luz para praticar exercícios de artes plásticas e literatura. As aulas de pintura e desenho se alternavam com as de leitura, sensibilização e produção de poesias. Como parte do processo de aprendizagem, os jovens assistiram a vídeos sobre grafite e visitaram a exposição “Luzescrita”, em cartaz no Paço da Liberdade Sesc Paraná, que apresenta poesias escritas com luz.

Numa segunda etapa, os adolescentes partiram para a grafitagem de muros em suas comunidades, colocando em prática as noções de pintura e poesia. O resultado são pelo menos 12 trabalhos (quatro muros pintados em cada regional). A solicitação e o convencimento para que os proprietários permitissem o uso do muro também fizeram parte do aprendizado.

“Nós colocamos todo o material necessário em um carrinho de mão e saímos juntos a procurar um muro para pintar. Percebi que dessa forma a atividade fica mais interessante, pois assim os jovens, que são moradores daquele lugar, assumem o seu papel de protagonistas na comunidade. Isso tem dado muito certo”, afirma Juliana.

Diferenciar a pichação da arte do grafite foi uma lição aprendida com facilidade. Douglas de Paula da Silva, de 14 anos, explica: “Pichação é vandalismo, é para quem quer marcar território, não leva a nada. O que nós fazemos tem uma mensagem positiva, que alegra a comunidade”, diz.

Douglas e outros quatro meninos do programa Formando Cidadão do Bairro Novo Mundo (João Pedro de Paula, de 15 anos, Fernando Rodrigues de Souza, de 14, Arilson Lopes de Souza e Denílson Alves Rodrigues, ambos de 13 anos), pintavam na última semana o muro do CRAS Aurora Formosa (Centro de Referência da Assistência Social). O tema escolhido para o grafite foi meio ambiente. A mensagem estava voltada à conscientização pela preservação da natureza.

“A cultura é uma área com a qual esses meninos têm muita empatia. Essa forma de expressão é apropriada para a faixa etária e, trabalhando com a arte, evitamos que eles se encaminhem para a pichação”, diz o coordenador do CRAS Aurora Formosa, Sidney Delboni de Moraes. Para Juliana Luz, o mais importante do trabalho foi fornecer aos jovens meios de se expressar. “Eles perceberam que podem expor o que pensam de uma forma positiva”, ressalta Juliana.

O projeto Poesia no Muro também está em fase de conclusão na Vila das Torres e na Vila Nossa Senhora da Luz (CIC). A partir de julho, o mesmo projeto será desenvolvido nas regionais de Santa Felicidade, Cajuru e Boa Vista. O projeto integra o Circuito de Arte e Cultura, que até novembro de 2012 prevê a realização de 108 oficinas artísticas em todas as regiões da cidade. Doze projetos foram selecionados por meio de edital do Fundo Municipal da Cultura para integrar o circuito, que consiste em mais uma iniciativa da Fundação Cultural para descentralizar as ações culturais.

Nenhum comentário: