sexta-feira, 3 de junho de 2011

Artigo- As glórias de Srila Prabhupada






“Vejam como esse macaco é inteligente…”

17 de outubro de 1972, Templo de Radha Damodara, Vrndavana, Índia

Durante esta visita, Srila Prabhupada regularmente dava aulas informais em sua sala de estar. Residentes locais ofereciam frutas e flores, colocando-as a seus pés de lótus.

Uma manhã, no meio da aula de Srila Prabhupada, um macaco se arremessou para dentro da sala e correu para pegar as bananas. Visakha dasi rapidamente jogou seu chadar sobre o macaco e puxou as bananas, ao que ele começou a correr atrás dela. Ele tentou segurar o máximo de bananas que pôde, mas, alguns segundos depois, o macaco estava fugindo com uma banana-troféu em sua mão.

“Vejam como esse macaco é inteligente”, disse Srila Prabhupada. “Isso mostra que, variando com o interesse de cada um, toda entidade viva é inteligente. Quanto tempo você acha que você levaria para fazer isso, entrar e sair daqui e pegar as bananas? Esse macaco é muito inteligente para o seu interesse de comer. Ele pode fazer um assalto em poucos segundos. Praticamente ninguém sequer o viu. Ele simplesmente pegou as bananas e foi embora. É assim que as coisas são no mundo material. Todo mundo é especialista em sua própria esfera de interesses. Então, temos de nos tornar devotos especialistas, não especialistas como os macacos”.

Todo o incidente durou cerca de quatro segundos. Muito embora Srila Prabhupada estivesse palestrando, ele estava alerta de tudo o que acontecia a sua volta. Srila Prabhupada estava sempre ciente das atividades ao seu redor. Ele era muito hábil em fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo.





- Do livro “Qual a Dificuldade?”, escrito por Srutakirti Das, traduzido por Bhagavan Das (DVS)

Nenhum comentário: