segunda-feira, 2 de maio de 2011

Resenha - lançamento - Os Mistérios da Vaidade Humana


Os Mistérios da Vaidade Humana
de Charles Sá e Natale Gontijo


Nº de páginas: 152

Flávio Gikovate
nos diz que "nossa vaidade nos leva a desenvolver certa aversão com relação aos acontecimentos, especialmente aqueles que não combinam com os que gostaríamos que fossem efetivamente. Passamos a brigar contra a realidade e a substituí-la por nossas idéias. Num determinado momento, passamos a acreditar que nossas idéias correspondem aos fatos. Não importa muito como achamos que o mundo e as pessoas deveriam ser. Temos que nos ater ao que é. Não importa acharmos que o amor é que deve nortear as relações entre as pessoas e que a sexualidade deveria estar acoplada ao encontro de parceiros compatíveis e legais. Isso é o que alguns pretendem, mas não é o que todos querem e nem mesmo o que se observa na prática da vida. ..."

Charles Sá e Natale Gontijo nos trazem a visão que "nos dias atuais, em uma sociedade altamente competitiva, a saúde e a beleza física tornaram-se fatores determinantes, não só no aspecto profissional como para uma melhor integração nos diferentes grupos sociais, o que resultou em um aumento da procura pela cirurgia plástica. É importante cada vez mais, sobretudo diante da banalização e da má compreensão de uma medicina de excelência, que a boa qualidade deste campo do conhecimento humano seja adequadamente exposta."

Foi com esse propósito, os Drs. Luiz Charles Araújo de Sá e Natale Gontijo de Amorim, especialistas em cirurgia plásticas com larga experiência, resolveram escrever Os mistérios da Vaidade Humana.

O LIVRO
Os Drs. Charles e Natale começam com o foco na vaidade humana, o conceito de beleza, a crise da autoestima, os dois ramos da cirurgia plástica – a reparadora e a estética – um breve histórico da especialidade no mundo e no Brasil, além de suas perspectivas na globalização e no terceiro milênio. Passam pelo processo do envelhecimento, as teorias, os sinais, o medo, as primeiras marcas aos 30 anos de idade e os bons hábitos da velhice, a vaidade do homem moderno e a psique da beleza humana. E concluem com informações práticas sobre as relações entre médicos e pacientes, os riscos calculados e as medidas de precaução, os remédios a tomar e os a suspender, quando, como e quais os conselhos a serem seguidos no uso da cirurgia plástica, além de uma descrição minuciosa sobre as suas diversas aplicações: nos braços, face, pálpebras, coxas, braços, orelhas, nariz, barriga e calva.

Os Mistérios da Vaidade Humana é um guia de boa qualidade para que o paciente esteja mais bem preparado para compreender os benefícios da cirurgia plástica e poder se utilizar deles. Os autores, em uma linguagem correta e esclarecedora, discorrem sobre a relação médico- paciente, os riscos e, sobretudo, todos os cuidados que o paciente deverá ter ao procurar o médico que fará sua cirurgia plástica.

Nenhum comentário: