quinta-feira, 14 de abril de 2011

Evento - Preservação de filmes é tema de seminário na Cinemateca

Preservação de filmes é tema de seminário na Cinemateca



A Cinemateca de Curitiba realiza de 15 a 17 de abril o 1º Seminário Cultura da Preservação. O objetivo é ampliar a discussão sobre a cultura da preservação de filmes, memória audiovisual e acervos. O evento é aberto ao público com inscrições no local.

O Seminário é composto por mesas-redondas e exibição de filmes. Uma das atrações é a apresentação do filme “Fábula, minha casa em Copacabana” (Mitt hem är Copacabana), de Arne Sucksdorff (Suécia, 1965). O filme foi restaurado recentemente pela Cinemateca do MAM (RJ) e é inédito em Curitiba.
O seminário começa na sexta-feira (15), às 18h, com a exibição dos filmes paranaenses recuperados pelo Projeto Restauração da Memória, patrocinado pela Programa Petrobras Cultural, através da Lei Rouanet. A mesa-redonda acontece às 19h com a presença de Marília Franco (USP), João de Lima Gomes(UFPB), Maria Fernanda Curaro Coelho (pesquisadora de cinema), Denise Zanini (FCC) e a mediação de Solange Straube Stecz (Cinemateca de Curitiba).

No sábado (16), às 18h, haverá exibição dos filmes recuperados, e às 19h uma mesa-redonda com a presença de José Quental (Cinemateca do MAM), Glenio Povoas (PUC-RS), Fernando Severo (MIS-PR), Cristiana Miranda (Cinemateca do MAM-RJ), responsável pelo restauro de “Fábula, minha casa em Copacabana”, com a mediação de Marcos Sabóia, responsável pelo acervo da Cinemateca de Curitiba. No domingo (17) haverá a exibição dos filmes recuperados paranaenses, às 18h, e do filme “Fábula, minha casa em Copacabana”, às 20h.

Evento paralelo - Durante o seminário, nos dias 16 e 17 de abril, acontece a reunião da Comissão Executiva da Associação Brasileira de Preservação Audiovisual, que tem entre seus principais objetivos incluir o tema da preservação do patrimônio audiovisual brasileiro na pauta das discussões sobre o audiovisual e sobre a cultura no Brasil.



Serviço:

Seminário Cultura da Preservação

Local: Cinemateca de Curitiba (Rua Carlos Cavalcanti, 1174)

Data: de 15 a 17 de abril de 2011

Horário: 18h

Entrada franca

Informações: (11) 3321-3270

Nenhum comentário: