quinta-feira, 24 de março de 2011

PROGRAMAÇÃO CINEMA CURITIBA

PROGRAMAÇÃO

De 25 a 31 de março de 2011

CINEMATECA - Sala Groff - Rua Carlos Cavalcanti nº 1174 fone 41 3321-3252 (diariamente das 09h às 12h e das 14h às 22h30 – sábados e domingos das 14h30 às 22h30) www.fundacaoculturaldecuritiba.com.br

Exibição dos filmes:

A ESTÓRIA DE CLARA CROCODILO (BR/SP, 1980 -11’ – ficção - DVD). Direção de Cristina Santeiro, com Arrigo Barnabé, Durval de Souza, Célia Maracajá, e Fernando Vaz.

A penitenciária estadual, o presídio mais bem guardado e vigiado do país, guarda, numa cela especial, o inimigo público número um - Clara Crocodilo.. Paralelamente, um estranho personagem, apenas um repolho, começa a insinuar-se. Aparece ao lado das construções como uma espécie de monumento surreal. Na mesa do Chefe de Polícia é armazenado como arsenal. Para auxiliar Clara, arma-se um despacho de Umbanda dedicado a Ogum Guerreiro, Clara consegue fugir e é ferozmente caçado enquanto os repolhos conseguem ocupar o lugar das cabeças

ORQUESTRA À BASE DE SOPRO (BR, 2009 – 60’ – documentário-DVD). Direção de Sebastião Interlandi Jr.

Arrigo Barnabé, se tornou um dos líderes da vanguarda paulista, baseando seu trabalho na experimentação e demonstrando influências do dodecafonismo erudito. Seu trabalho é eclético, mesclando a vanguarda da música erudita contemporânea com música pop e rock pesado.

Clara Crocodilo é um dos melhores discos da música brasileira das últimas décadas e o repertório é uma preciosidade. A saga de Clara Crocodilo, que é precedida de Office boy formando uma única história, que por sua vez é ligada a cada música anterior.

Classificação livre para os dois filmes

Dias 25 a 27, sessões às 15h45, 18h e 20h – entrada franca

SESSÃO CINECLUBE NA CINEMATECA

CRONICAMENTE INVIÁVEL (BR/SP, 2000 – ficção 102’). Direção de Sérgio Bianchi. Com Cécil Thiré, Betty Goffman, Umberto Magnani.

Percorrendo diversas regiões do país, um escritor vivencia a crueldade e a hipocrisia das relações sociais, econômicas e sexuais no Brasil contemporâneo.

DIVINA PREVIDÊNCIA (BR/SP, 1983 – ficção – 9’). Direção de Sergio Bianchi. Com Felipe Tenreiro, Maria Alice Vergueiro, Paulo Herculano, Eliana Rocha.

Atribulações na vida de um mendigo ferido, às voltas com funcionários públicos, documentos e prontuários da previdência social.

Classificação 18 anos para os programas.

Dia 26, às 13h – entrada franca

PROJETO VOLTA ÁS TELAS

Lançamento:

CINEMATOSO (BR/PR, 2010 – 80’ – DVD). Direção: Bruno de Oliveira. Ass. de Direção: Fábio Allon. Documentário sobre a vida e obra do cineasta Cyro Matoso.

Classificação 14 anos

Dia 28, às 15h45, 18h e 20h – entrada franca

Obs: às 20h, debate com o Professor Doutor em Cinema pela USP, Pedro Plaza e o diretor do filme Bruno de Oliveira.

MOSTRA ANIVERSÁRIO DE CURITIBA – 318 ANOS

Dia 29 de março, às 18h e 20h – entrada franca

(ver programação anexa)

História em movimento

Com a cidade em festa, a Cinemateca de Curitiba decidiu homenagear a capital com a exibição de oito filmes de seu acervo. As obras, que foram restauradas pelo Laboratório de Restauro da Cinemateca Brasileira, graças ao apoio do Programa Petrobras Cultural, integram a memória cinematográfica curitibana. A Mostra de Filmes Recuperados exibe produções silenciosas e sonoras das décadas de 1920 a 1950, que traçam um importante panorama histórico-político do Paraná.

Entre os curtas restaurados está “Visita o Paraná o Ministro de Educação e Saúde”, um cinejornal sonoro de treze minutos, produzido em 1940, que acompanha a passagem de Ernesto de Sousa Campos por várias regiões do estado. A Mostra conta também com produções da Botelho Filmes, do Rio de Janeiro. Uma delas é o curta “L’Etat du Paraná”, que exibe aspectos urbanos de Curitiba e suas belezas naturais. Há ainda filmes como “O Tiro Rio Branco” (1939), um cinejornal silencioso que relata a Parada pelo Dia da Pátria pelo Batalhão Tiro Rio Branco, com a presença do interventor Manoel Ribas, e o “II Congresso de Engenharia e Legislação Ferroviária” (1938), que acompanha a chegada dos congressistas e registra uma solenidade de pompa no Clube Curitibano.

Os filmes de curta duração serão apresentados em duas sessões: às 18h e às 20h. A programação completa você encontra na página XX.

29 de março

Mostra de Filmes Recuperados da Cinemateca de Curitiba

Horário: 18h e 20h

Local: Cinemateca de Curitiba

Ingresso: Gratuito

MOSTRA DE CINEMA PALCO E PLATEIA

FESTIVAL DE CURITIBA

De 30 de março a 10 de abril (ver programação anexa)

Mostra de cinema Palco e Plateia no Festival de Curitiba

Uma das novidades da vigésima edição do Festival de Curitiba, que acontece de 29 de março a 10 de abril, é a mostra de cinema Palco e Plateia, resultado de uma parceria da produção com Canal Brasil e Cinemateca de Curitiba. A abertura da Palco e Plateia será com a pré-estreia da série “Palco e Plateia”, produção do Canal Brasil que exibirá 13 programas. Apresentada por José Wilker, a proposta da série é acompanhar o deslocamento da arte por diversas plateias do Brasil, abordando o universo de alguns dos principais grupos teatrais brasileiros, assim como do próprio teatro. O evento terá a presença de José Wilker.

Serão exibidos trabalhos que estabelecem diálogos com o teatro, entre os quais Moscou (BR, 2009, 78’). Dirigido por Eduardo Coutinho, o documentário fala sobre as três semanas de ensaio da peça "As três irmãs" de Anton Tchecov, com o grupo de teatro Galpão, que é um dos convidados da Mostra Oficial, com a peça Tio Vânia, que estreia em Curitiba.

Outra produção em cartaz é o filme Morgue Story Sangue, Baiacu & Quadrinhos (BR/2010), do paranaense Paulo Biscaia Filho, que terá na mostra seu lançamento em DVD. A trama, que se passa num necrotério, envolve três personagens: Ana Argento, uma bem sucedida desenhista de história em quadrinhos; Tom, um vendedor de seguros cataléptico e Doutor Daniel Torres, um médico legista. Os filmes terão exibição na Cinemateca de Curitiba, de 30 de março a 10 de abril.

Nenhum comentário: