sexta-feira, 18 de março de 2011

MUSICA - tributo “Adoniran”


A Cia 3 de Paus apresenta o tributo “Adoniran” no Teatro da CAIXA

Espetáculo une música e dança para celebrar o centenário do sambista Adoniran Barbosa

A CAIXA Cultural Curitiba homenageia o sambista paulistano Adoniran Barbosa com o espetáculo “Adoniran”, da Cia 3 de Paus, de 25 a 27 de março. Inspirada no universo das poesias de Adoniran Barbosa, a peça mistura dança contemporânea e cenas teatrais ao som de violão, pandeiro, caixa de fósforos e sapatos, tendo como trilha sonora os maiores clássicos do artista.

O espetáculo, criado em 1998, retornou aos palcos em 2010 para comemorar o centenário do sambista e entrou na programação de 2011 dos teatros da CAIXA Cultural Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo. A Cia 3 de Paus, composta por Aguinaldo Bueno, Sergio Rocha e Vitor Bassi, mergulha no romantismo, no samba, na solidariedade e na resignação para traduzir Adoniran, ao som de músicas originais e releituras feitas pelos intérpretes, executadas ao vivo, incluindo percussão corporal e sapateado.

"Trem das Onze", "Tiro ao Álvaro" e "Bom Dia Tristeza" estão entre os clássicos que serão apresentados na montagem, que conta com bom humor e um toque nonsense. O espetáculo reafirma a opção pela simplicidade e pelo samba; o samba que se desenvolve a partir de uma singular caixa de fósforos, numa cadência única e reveladora do caráter criativo e universal da música popular brasileira, onde Adoniran figura como um dos seus mais ilustres personagens.

A Cia 3 de Paus realiza ainda workshop de dança, percussão corporal e sapateado brasileiro. O workshop acontece no sábado (26), das 16h às 18h, e é destinado a bailarinos, atores, músicos, sapateadores e estudantes de artes cênicas em geral. Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, por ordem de chegada, a partir das 15 horas, até completar o número de 20 vagas.

Mais informações sobre o espetáculo podem ser acessadas no endereço www.caixa.gov.br/caixacultural, no twitter (adoniran_teatro) ou no facebook (http://www.facebook.com/pages/Espetaculo-Adoniran-Cia-3-de-Paus/148775681848886).

Adoniran Barbosa

Adoniran Barbosa, poeta do samba e filósofo do cotidiano que captou em suas músicas tanto da alma de um povo, dizia que compunha suas canções andando, no ritmo das passadas que o levavam por entre ruas e viadutos aos verdadeiros redutos da boemia paulistana. Ele, como poucos, falou sobre a paisagem urbana, os amores, as tragédias, os reveses, os acasos e descasos do dia a dia. Compôs os sucessos “Samba do Arnesto, “Trem das Onze, “Saudosa Maloca, entre muitos outros.

Cia.3 de Paus

Aguinaldo Bueno é bailarino e músico, dançou na Cia. República da Dança e no Balé da Cidade de S. Paulo; Sergio Rocha é bailarino, coreógrafo, percussionista, cantor e atualmente dirige a Cia. Repentistas do Corpo; e Vitor Bassi é ator e bailarino, tendo participado do Núcleo Omstrab e da J.GarCia. Dança Contemporânea.

Artistas com experiência no Brasil e no exterior, o trio busca a síntese de linguagens entre dança, canto, percussão corporal e teatro, na tentativa de traduzir a cultura brasileira, seus ícones, sua alma e seus sentimentos trazidos à tona em um tom leve e singelo; rítmico e dinâmico, sem nunca perder o respeito à profundidade da nossa cultura.

Ficha Técnica

Elenco: Aguinaldo Bueno, Sergio Rocha e Vitor Bassi

Músicas: Adoniran Barbosa

Arranjos originais: Cia. 3 de Paus

Duração: 60 min

Serviço

Dança: Adoniran

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: de 25 a 27 de março

Hora: sexta e sábado 21h e domingo 19h

Ingressos: R$10 e R$5 (meia – conforme legislação e correntista CAIXA)

Bilheteria: (41)2118-5111(de terça a sexta, das 12 às 19h, sábado e domingo, as 16 às 19h)

Classificação etária: Não recomendado para menores de 14 anos

Lotação máxima: 125 lugares (02 para cadeirantes)

www.caixa.gov.br/caixacultural

Workshop Interdisciplinar: Dança, percussão corporal e sapateado brasileiro

Local: Teatro da CAIXA – Rua Conselheiro Laurindo, 280 – Curitiba/PR

Data: 26 de março – Sábado das 16h às 18h

Vagas: 20

Público: Bailarinos, atores, músicos, sapateadores e estudantes de artes cênicas em geral

Ingressos: Os ingressos serão distribuídos na bilheteria do teatro, por ordem de chegada, a partir das 15 horas, até completar o número de vagas.

Nenhum comentário: