quinta-feira, 24 de março de 2011

Musica - Caixa incentiva a música folclórica paranaense em “Açucena”





O espetáculo marca a estreia da Orquestra Rabecônica do Brasil





A Caixa apresenta o espetáculo “Açucena”, com a estreia da Orquestra Rabecônica do Brasil, nos dias 25, 26 e 27 de março, no Teatro Regina Vogue e 04 e 05 de abril no Canal da Música. O espetáculo idealizado e dirigido por Aorélio Domingues, em parceria com Mariana Zanette, e com Carla Zago na direção musical, conta com incentivo da Caixa e difunde a música folclórica paranaense.



O espetáculo musical “Açucena” tem como personagem uma jovem caiçara que sonha com um amor. O modo de ser desse povo, a fé, a musicalidade e a cultura fandangueira constroem a opereta popular, que marca a estreia da inédita Orquestra Rabecônica do Brasil. Permeado por músicas da Folia do Divino Espírito Santo, Fandango, Boi de Mamão e Terço Cantado, o espetáculo traz pequenos fragmentos do cotidiano no litoral, traduzidos também em imagens, fotografias e vídeos.



Em diversas modas do fandango, a natureza, os pássaros, o mar, a amizade, o amor e as relações familiares são temáticas recorrentes e que, em “Açucena”, saem dos versos para encarnar personagens e fundir a dramaturgia e o repertório musical, que tem arranjos criados especialmente para a formação da Orquestra Rabecônica. Marcas batidas e bailadas, chegadas e partidas cantadas na Folia do Divino, bem como as toadas do Boi de Mamão, foram cuidadosamente trabalhadas pelos músicos Rodrigo Melo e Carla Zago, para explicitar a sonoridade caiçara .



Rabecas, rabeolas, violas, percussão, rabecão e rabecona são os instrumentos confeccionados artesanalmente ao longo de um ano pelas mãos de Aorélio Domingues, Dênis Carvalho Lang e Rodrigo Melo. O rabecão, instrumento com o formato da rabeca e semelhante a um contrabaixo acústico, guarda peculiaridades e marca a inovação proposta neste trabalho. A ideia de Aorélio Domingues é desta forma, colocar o Paraná, e a arte aqui produzida, no cenário cultural brasileiro.



Serviço



Música: “Açucena”

Datas:

* 25 e 26 (sexta e sábado 21h) e 27 (domingo 20h) de março no Teatro Regina Vogue - Av. Sete de Setembro 2775 - Shopping Estação – 2º piso – Loja 2004
* 04 e 05 (segunda e terça 21h) de abril no Canal da Música - Rua Júlio Perneta, 695.

Ingressos: Ingressos: R$8 e R$4 (meia) - Ingressos a venda na bilheteria do Teatro Regina Vogue para as apresentações no local e nos locais de venda do Festival de Teatro para as apresentações no Canal da Música

Informações: Aorélio Dominguies (8889-8395) ou Janaína Moscal (9133-3278)

Classificação etária: Livre para todos os públicos

www.caixa.gov.br/caixacultural

Nenhum comentário: